A seleção nacional feminina de +50 assinou a primeira vitória portuguesa no Campeonato do Mundo de Veteranos por Equipas (ITF World Team Championships) que a Federação Portuguesa de Ténis organiza, em Oeiras e Lisboa, entre este domingo e sexta-feira.
Em pleno Court Central do Complexo de Ténis do Jamor, Portugal venceu a Austrália por 2-1 no primeiro encontro relativo ao Grupo G da Maria Esther Bueno Cup, a competição de seleções femininas +50.
A capitã da equipa, Dominika Gorecka (19.ª classificada no ranking mundial do escalão), inaugurou a eliminatória com uma vitória por 6-4 e 6-0 sobre Jenny Zeuschner (31.ª) e a ex-top 160 WTA Sofia Prazeres (atual número dois mundial de +50) selou o triunfo ao vencer por 6-3 e 6-1 a número quatro da tabela, Monika Biernat.
Já com a vitória de Portugal assegurada, Samantha-Jo Ewart e Kirsten White conquistaramo ponto australiano ao levarem a melhor sobre Dominika Gorecka e Susana Marques no encontro de pares com uma reviravolta (5-7, 6-1 e 10-6). Bárbara Corte-Real completa o selecionado nacional.
Portugal terminou o dia inaugural em primeiro lugar do Grupo G e na segunda-feira terá pela frente a Estónia. As restantes seleções nacionais em ação na segunda jornada serão a equipa masculina de +50 (estreia-se na Fred Perry Cup contra a Espanha no Court Central) e a feminina de +55 (também abre a Maureen Connolly Cup com duelo ibérico).
De fora da programação de segunda-feira ficará o conjunto masculino de +55, que atuou este domingo e perdeu por 3-0 com o Chile na abertura da Austria Cup.
Vasco Graça (6-3 e 6-3 favoráveis a Rodrigo Urzua) e Nuno Delfino (6-2 e 6-0 para Gabriel Keymer) não evitaram a vitória dos visitantes nos singulares, ampliada no par com Enrique Anglada e Ricardo Anguiano a levarem a melhor sobre Pedro Martins e Ricardo Martins (6-2 e 6-1). O próximo desafio, com a Áustria, será só na terça-feira.
Esta é a quinta vez nos últimos sete anos que a Federação Portuguesa de Ténis organiza um Campeonato do Mundo de Veteranos, com a exceção a serem os dois anos (2020 e 2021) em que a prova não aconteceu por causa da pandemia.
Ao longo da primeira semana estão presentes em Portugal mais de 300 atletas de 82 seleções femininas e masculinas. Depois, entre os dias 9 e 16 de agosto, será jogado o torneio individual nos mesmos escalões.