A seleção nacional feminina de +50 venceu pelo segundo dia consecutivo no Complexo de Ténis do Jamor e apurou-se para os quartos de final da Maria Esther Bueno Cup, o Campeonato do Mundo de Veteranos por Equipas (ITF World Team Championships) que a Federação Portuguesa de Ténis organiza até sexta-feira em Oeiras e Lisboa.
Depois da vitória inaugural por 2-1 contra a Austrália, a equipa lusa concluiu a participação no Grupo G com um triunfo por 3-0 sobre a Estónia.
O primeiro ponto foi conquistado por Susana Marques (24.ª classificada no ranking mundial do escalão), que não sentiu dificuldades no duelo e superou Helen Talli (46.ª) por 6-1 e 6-2 no início da manhã. Logo a seguir, a capitã Dominika Gorecka (19.ª) selou o apuramento ao levar a melhor por arrasadores 6-1 e 6-1 sobre Jaanika Ots (36.ª).
Sem a ex-top 160 WTA Sofia Prazeres (atual número dois mundial de +50), que ficou de fora das opções para este dia, a eliminatória ficou fechada no par, que sorriu a Gorecka e Bárbara Corte-Real com os parciais de 6-3 e 6-3 face a Talli e Inga Kai Polonski.
Com um registo perfeito na fase de grupos, Portugal tornou-se num dos primeiros países a seguir para os quartos de final deste Campeonato do Mundo de Veteranos.
O alinhamento da próxima fase só será conhecido na terça-feira à tarde, pois aos sete conjuntos vencedores dos grupos vai juntar-se um segundo classificado na condição de lucky loser.