Matilde Jorge (248.ª) não conseguiu levar até ao fim a campanha dourada em Bistrita e terminou o ITF W50 da Roménia como vice-campeã. Ainda assim, sairá do país como nova número um nacional.
A disputar a terceira final do ano na categoria, a número dois nacional não foi capaz de fazer frente à romena Miriam Bianca Bulgaru (211.ª) e cedeu pelos parciais de 6-0 e 6-3 para a tenista da casa, que celebrou de braços erguidos a conquista do oitavo título da carreira.
Em Bistrita, Matilde Jorge procurava o terceiro título de singulares da carreira. Há 11 meses, a vimaranense inaugurou o palmarés no ITF W35 de Leiria — precisamente o próximo torneio que vai disputar, agora da categoria ITF W50. Já este ano, venceu uma prova deste nível em Montemor-o-Novo antes de ser finalista em Guimarães.
A campanha na Roménia levará a jovem de 21 anos ao 213.º lugar do ranking WTA, a melhor classificação da carreira, seis posições à frente da irmã mais velha, Francisca Jorge, para reclamar pela segunda vez o estatuto de número um nacional.