Tiago Torres (427.º) viveu esta segunda-feira a página mais dourada da carreira e agarrou a primeira oportunidade a competir no ATP Tour para celebrar diante do público do Millennium Estoril Open. O lisboeta entrou para uma restrita lista ao tornar-se o sétimo português a vencer no quadro principal do maior torneio de ténis do país.
A vitória, consolidada por 6-4 e 6-2 diante do ex-16.º mundial Nikoloz Basilashvili (130.º), assegurou a Torres um merecido acesso à segunda ronda no Clube de Ténis do Estoril, onde irá desafiar o terceiro cabeça de série Alejandro Tabilo, isento da estreia.
Os registos atestam que só outras seis figuras do ténis nacional conseguiram vencer pelo menos uma vez no quadro principal do Millennium Estoril Open. Quatro deles inauguraram a estatística em 2017 — Gastão Elias, Frederico Silva, Pedro Sousa e João Domingues — e, nos últimos nove anos, apenas outros dois seguiram o mesmo rumo: João Sousa na gloriosa campanha de 2018 e Nuno Borges, em 2021.
Mais exclusivo ainda é o lote dos que venceram logo à primeira oportunidade a competir no quadro principal no Estoril: a par de Tiago Torres, o grupo só se completa com João Domingues e Nuno Borges.