O sol brilha em Londres. Estamos a apenas dois dias de dar início à 128ª edição do torneio de Wimbledon, o mais histórico de todos os eventos tenísticos, e como tal é tempo das grandes estrelas se dirigirem à sala de imprensa. Roger Federer, Rafael Nadal, Maria Sharapova e Serena Williams foram alguns dos jogadores a falar com os jornalistas presentes nas instalações do Major britânico.
Roger Federer:
-
[Em relação ao regresso a Wimbledon]: “Traz de volta todas as memórias – desde o dia em que era uma criança e joguei aqui o torneio de juniores em 1998, à vitória sobre o Sampras em 2001 e algumas derrotas na primeira ronda. Depois, a minha primeira vitória aqui, em 2003. Sempre gostei muito de regressar e é um prazer estar saudável, apto e ansioso por jogar novamente.”
-
[Sobre o ‘envelhecimento’/emoções em relação ao torneio]: “Apreciamos tudo ainda mais. Sei que não vou ter mais 15 oportunidades para disputar o torneio, fico ainda mais contente por fazer parte desta grande experiência. (…) “Wimbledon é sempre um sítio especial para se estar. Sinto-me pacífico, muito contente por estar aqui e… entusiasmado.”
- [Hipóteses no torneio]: “Sinto que tenho uma grande oportunidade… Venho com muitos melhores pressentimentos do que no ano passado, por exemplo. Este ano, sinto que tenho todas as opções ao meu dispor, está tudo a correr como desejado e estou mais relaxado.”
Novak Djokovic:
-
[Derrota para Rafael Nadal em Roland Garros]: “Não foi a primeira final que perdi. Enquanto um jogador de ténis, e a jogar semana após semana, temos de nos habituar a ganhar e a perder. É importante aprender e tirar o melhor dessas derrotas – e crescer. Foi uma época de terra batida longa, exibiu muito de mim… Tirei alguns dias de descanso e agora estou muito motivado para jogar Wimbledon.”
- [Boris Becker]: “Sinto-me diferente ao ter o Boris ao meu lado aqui no torneio.”
Rafael Nadal:
-
[Situação física]: “Este ano sinto-me melhor do que nos anteriores mas isso não interessa se perder na primeira ronda e os adversários jogarem melhor que eu. É o torneio mais perigoso para mim… Se conseguir ganhar alguns jogos, então fico com boas sensações e tudo se torna mais lógico.”
- [Campeonato do Mundo de Futebol]: “Estou triste. Toda a gente em Espanha está triste pelo que aconteceu no Campeonato do Mundo, mas a minha mentalidade e motivação vão estar sempre no máximo quando se tratar de jogar aqui em Wimbledon pelo que não estou mais motivado por esse afastamento da Espanha.”
Maria Sharapova:
-
[Transição da terra batida para a relva]: “É uma reviravolta muito rápida, especialmente se chegarmos à segunda ronda de Roland Garros. Os ajustes são sempre complicados no início mas tive 10 bons dias de treino portanto estou entusiasmada.”
-
[10º aniversário da sua vitória em Wimbledom]: “As memórias estão bem frescas na minha cabeça. Quase parece que tudo aconteceu ontem, estou muito contente por ainda conseguir competir a um grande nível.”
Serena Williams:
-
[Sobre o Campeonato do Mundo de Futebol, no Brasil]: “Eu vejo um ou dois jogos por dia, estou entusiasmada com os Estados Unidos e obviamente a torcer por eles. Acho que foram muito agressivos contra o Gana, foi um encontro muito bom.”
-
[Amizade com Caroline Wozniacki]: “Eu adoro a Caro, nós passamos tempos muito bons juntas. Ela esteve em Miami portanto saímos juntas, estou a tentar ser uma influência positiva na vida dela.”
- [Wimbledon]: “Quando venho aqui, sinto-me um pouco como em casa. Gosto muito de estar aqui e jogar Wimbledon.”
Simona Halep:
-
[Em relação à sua ascensão]: “Há alguns anos eu olhava para os rankings online e estava na quarta página, era o meu sonho estar na primeira. Agora estou feliz.”
- [Regresso à Roménia depois de Roland Garros]: “Eles pararam o avião na passadeira vermelha do aeroporto e estava toda a gente à minha espera, cerca de 300 pessoas… Perguntaram-me muitas coisas, foi incrível! Foi o melhor momento da minha vida, foi incrível. Nunca o vou esquecer.”
Amanhã, será a vez dos campeões em título, Andy Murray e Marion Bartoli (entretanto já afastada da competição oficial) se dirigirem à sala de imprensa.
