A aposta feita depois do torneio de Doha está a revelar-se como certa: depois de uma longa pausa (cerca de dois meses) devido ao “cansaço acumulado”, Petra Kvitova conquistou hoje o Premier de Madrid para erguer o seu segundo troféu de campeã da temporada, o primeiro em terra batida. E vão 16 títulos para a checa no total da carreira.
O ténis praticado no dia de ontem, nas meias-finais frente a Serena Williams, serviu de ‘entrada’ para a final de hoje mas, ao mesmo tempo, a sobrevivente Svetlana Kuznetsova celebrava uma igualmente excelente vitória sobre Maria Sharapova, pelo que o embate deste sábado prometia ser interessante, equilibrado e, talvez, histórico. Mas de história pouco teve: Kvitova foi mais forte do início ao fim, quer táctica mas, sobretudo, fisicamente, e venceu em apenas duas partidas, por 6-1 6-2 após 66′ minutos de jogo.
Disputada entre as meias-finais masculinas, a final feminina do Mutua Madrid Open 2015 viu a jogadora checa de vinte e cinco anos celebrar sete quebras de serviço (num embate em que Kuznetsova não dispôs de um único ponto de quebra!) para acelerar rumo ao erguer no troféu. Se na resposta foi exímia, também no serviço a número quatro mundial esteve irrepreensível, ao vencer 86% dos pontos (entenda-se, 24 dos 28) disputados na sua primeira ‘pancada’.
Com a vitória de hoje, aumenta a vantagem para a quinta classificada, Caroline Wozniacki, e coloca-se mais perto da número três mundial, Maria Sharapova, que na última temporada celebrara a conquista do torneio espanhol.