São Petersburgo recebe a primeira paragem do WTA Tour desde o Australian Open e três das principais favoritas à glória estrearam-se a vencer numa jornada de abertura em que a ida a terceiro parcial foi regra. Anett Kontaveit (9.ª), Belinda Bencic (24.ª) e Elise Mertens (26.ª) tremeram mas não caíram e confirmaram o acesso à segunda ronda do WTA 500 russo, num dia de estreia que também contou com uma vitória da casa, a cargo de Ekaterina Alexandrova (43.ª).
Segunda pré-designada e melhor cotada a ir a jogo esta segunda-feira, Anett Kontaveit deixou para trás uma campanha muito negativa em Melbourne Park, onde foi barrada na segunda ronda, e consumou a primeira vitória em solo russo, ao bater a helvética Jil Teichmann (35.ª) por 6-3, 1-6 e 6-3. Na próxima ronda, vai enfrentar a vencedora do embate entre Marketa Vondrousova (38.ª) e Sorana Cirstea (31.ª).
Também Belinda Bencic começou por liderar a partida com uma confortável vantagem, mas deixou-se apanhar pela anfitriã Veronika Kudermetova (29.ª), que até esteve a três pontos da vitória. Mas a suíça não vacilou e triunfou por 6-2, 4-6 e 7-6 (5) para marcar duelo com Alison Van Uytvanck (52.ª) ou Kaia Juvan (102.ª) nos oitavos de final.
Elise Mertens até não esteve longe de não resistir ao ímpeto de Alizé Cornet (37.ª), uma das grandes revelações do Australian Open, mas operou uma dura reviravolta necessária para prolongar a estadia em São Petersburgo. A belga venceu por 3-6, 6-2 e 6-4 ao fim de mais de duas horas e vai esperar pelo encontro entre Kamilla Rakhimova (104.ª) e Petra Martic (70.ª) para conhecer a sua próxima oponente.
A anfitriã Ekaterina Alexandrova aproveitou a boleia para rumar à próxima etapa do torneio e afastou a italiana Camila Giorgi (30.ª) – que ainda espreitou a reviravolta -pelos parciais de 6-2, 1-6 e 6-2. Não se avizinha uma tarefa fácil para a jogadora russa, que vai cruzar-se com a primeira cabeça de série, Maria Sakkari (7.ª), se esta não permitir a surpresa a Anastasia Potapova (75.ª).