Dois dias após a estreia arrebatadora em Miami, Carlos Alcaraz (16.º) transportou o elevado nível de jogo para a terceira eliminatória e reservou pela primeira vez na carreira um lugar nos oitavos de final do Masters 1000 da Flórida. O prodígio de 18 anos dominou todos os capítulos diante de Marin Cilic (23.º) e, de forma bastante convicta, alcançou a vitória por 6-4 e 6-4.
Mantendo a ficha limpa sem qualquer oportunidade de break enfrentada, Alcaraz cumpriu a missão frente ao experiente croata e precisou de pouco mais de hora e meia para dar por concluído o desafio: uma quebra rubricada no primeiro parcial e outra no segundo foram preponderantes para o natural de Múrcia colocar travão a Cilic.
Carlos Alcaraz, que na passada edição (e única em que participou) do Masters 1000 de Miami se tinha ficado pela ronda de abertura, insere-se pela terceira vez na carreira nos ‘oitavos’ de um torneio desta magnitude, depois das meias-finais alcançadas há uma semana em Indian Wells e da quarta ronda atingida em Paris, em novembro passado.
Ainda sem próximo oponente definido no Miami Open, Alcaraz sabe que o acesso aos quartos de final só será uma realidade caso ultrapasse com êxito a próxima etapa: tem pela frente o vencedor do confronto entre o grego Stefanos Tsitsipas (5.º) e o australiano Alex de Minaur (28.º).