MONTEMOR-O-NOVO — Matilde Jorge conquistou o título mais importante da carreira ao levar a melhor sobre Francisca Jorge (6-1 e 6-3) na final deste domingo do Montemor Ladies Open, ITF W50 de Montemor-o-Novo que foi palco do sétimo confronto internacional entre as irmãs vimaranenses.
A final desenrolou-se debaixo de temperaturas a rondar os 30 graus e ficou resolvida em 81 minutos, muito por conta da forma como Matilde Jorge, de 21 anos, lidou com as emoções para fazer frente à irmã mais velha (Francisca Jorge tem 25 anos).
Esta foi a primeira ocasião em que as duas irmãs mediram forças numa final internacional. E apesar do peso inerente ao que estava em jogo foi aquela em que a mais nova mais se abstraiu de quem estava do lado oposto da rede, sendo recompensada com uma exibição pautada pela solidez (venceu 79% dos pontos disputados com o primeiro serviço e não cometeu qualquer dupla falta, de longe os melhores números da semana) que culminou na conquista do segundo título da carreira, nove meses após ter inaugurado o palmarés no ITF W35 de Leiria.
A campanha dourada em Montemor-o-Novo vai catapultar a número dois nacional para a melhor classificação da carreira (264.ª ou 265.ª), 12 ou 13 lugares acima do máximo pessoal e a 29 pontos da irmã mais velha, que será 238.ª na semana de regresso a casa para defender o título no ITF W75 de Guimarães.