PORTO — À segunda participação em torneios da categoria WTA 125, a jovem portuguesa Angelina Voloshchuk seguiu em frente pela primeira vez e juntou o nome ao de Matilde Jorge na segunda eliminatória do Eupago Porto Open.
A número três nacional (836.ª classificada no ranking mundial) tinha acabado de vencer o primeiro parcial por 6-4 quando a britânica Heather Watson (141.ª e ex-top 40 com quatro títulos do circuito principal no currículo) desistiu com uma lesão no joelho.
Voloshchuk estreou-se na categoria WTA 125 em abril, quando foi a jogo no quadro principal do Oeiras Ladies Open. Com o desfecho desta terça-feira, a tenista lusa inscreveu pela primeira vez o nome na segunda ronda, seguindo os passos de Matilde Jorge, ao somar o maior êxito da curta carreira no que ao ranking da adversária diz respeito.
Os 15 pontos assegurados já significam uma subida de mais de 100 posições na atualização do ranking WTA de segunda-feira, deixando-a próxima do regresso ao top 70 (chegou a ser 649.ª no verão passado).
Na segunda ronda, Angelina Voloshchuk terá pela frente a norte-americana Hina Inoue, que está na melhor classificação de carreira (203.ª).