Está definido o próximo adversário de Jaime Faria (151.º ATP) no Australian Open. O russo Andrey Rublev (15.º), 13.º melhor cotado em Melbourne Park, será o opositor do tenista luso na segunda ronda da prova. Esta segunda-feira, Rublev estreou-se de forma autoritária no Happy Slam, ao bater o italiano Matteo Arnaldi (65.º) por 6-4, 6-2 e 6-3.
Num encontro que não chegou às duas horas de duração, Rublev superou o transalpino a toda a linha. Embora Arnaldi tenha disposto de algumas oportunidades para quebrar o serviço ao adversário, quase sempre após Rublev conseguir o primeiro break, não capitalizou em nenhuma delas.
Rublev eliminou os seis break points que enfrentou — quatro deles para impedir contra breaks e um outro quando servia para a conquista do primeiro parcial — e converteu cinco das 11 oportunidades de que dispôs para desequilibrar o marcador. O russo rubricou ainda mais de 30 winners e manteve o número de erros não forçados dentro dos parâmetros normais, algo que nem sempre é capaz de fazer.
De regresso à segunda ronda em Melbourne Park, Andrey Rublev vai então medir forças com Jaime Faria, que se estreou com uma vitória sobre Alexander Blockx (95.º). Os dois nunca se defrontaram anteriormente. Recorde-se ainda que esta é a segunda participação de Faria no Grand Slam australiano, depois de em 2025 ter também atingido a segunda ronda e conseguido, inclusive, vencer um set a Novak Djokovic.