A viver a melhor fase da temporada, Gastão Elias (128.º) somou na noite desta sexta-feira o oitavo triunfo consecutivo, ao apurar-se para as meias-finais do Challenger de Buenos Aires após derrotar o segundo cabeça de série da competição.
A tentar atingir pela quinta vez este ano as meias-finais de um torneio Challenger, o tenista natural da Lourinhã não tinha tarefa nada fácil pela frente, visto ter como obstáculo o segundo melhor tenista em competição, o argentino Federico Delbonis, número 70 mundial.
O frente a frente entre ambos era claramente favorável ao tenista luso, que venceu em três sets os três encontros em que mediram forças, o últimos deles neste mesmo torneio em 2015. Desta vez o resultado sorriu ao português não em três, mas em dois parciais por 7-5 e 6-1.
Num duelo que se esperava equilibrado, Gastão Elias entrou mais forte, adiantando-se sem grandes dificuldades para 4-1 no primeiro parcial com dois breaks de vantagem. No entanto, nesse mesmo momento foi a vez de Delbonis responder e passar para a frente com 4 jogos consecutivos adquiridos. Elias acabou por empatar a 5 e ao décimo primeiro jogo fez o break que acabaria por fazer a diferença no primeiro set.
À semelhança do primeiro set, Gastão Elias voltou a entrar muito bem na segunda partida, com a diferença que essa vantagem acabou por se confirmar. O português jogou sempre muito sólido e com três breaks de vantagem acabou mesmo por sair de court com mais uma vitória.
Arrebatada aquela que é uma das suas melhores vitórias da temporada, Gastão Elias marca encontro com mais um tenista do top 100 ATP, desta vez o também argentino Nicolas Kicker (99.º).