Pablo Andújar dá a volta a Thiem e causa a maior surpresa do dia em Roland-Garros

Pela primeira vez na história, Dominic Thiem está fora de Roland-Garros na primeira ronda. O austríaco parecia ter tudo bem encaminhado para entrar a vencer, mas o espanhol Pablo Andújar nunca atirou a toalha ao chão e recuperou da desvantagem de dois sets — 4-6, 5-7, 6-3, 6-4 e 6-4 — para conquistar a primeira vitória da carreira sobre um tenista do top 5.

O primeiro parcial foi controlado por Thiem, que se apoiou no primeiro serviço — venceu 85% dos pontos com a primeira bola — para sair por cima com um único break conseguido logo no jogo inaugural. No segundo parcial, Andújar recuperou por duas vezes da desvantagem de um break, uma delas quando Thiem servia para uma vantagem de 2-0 no marcador, mas o austríaco acabou por aguentar a subida de nível do veterano espanhol e colocou-se a um set da segunda ronda.

A subida de nível de Andújar, contudo, estava lá. E a subida manteve-se no terceiro parcial, com o tenista de 35 anos a errar cada vez menos e a castigar um segundo serviço cada vez mais frágil de Thiem (venceu apenas 22% dos pontos com a segunda bola no terceiro parcial) para reduzir a diferença. No quarto parcial, Andújar entrou com tudo e conseguiu uma vantagem de dois breaks para a qual Thiem só teve meia resposta, isto é, só recuperou um deles. Para além disso, o número 68 mundial conseguiu igualar o austríaco no que diz respeito à capacidade de produzir winners e o empate no marcador tornou-se realidade.

Mergulhados na primeira batalha de cinco sets da edição de 2021 de Roland-Garros, Andújar e Thiem deixaram tudo em court. O espanhol abriu o quinto parcial a quebrar o serviço ao adversário, mas o número quatro mundial fez o contra-break. O segundo serviço continuou a ser um problema para o quarto cabeça de série e Andújar continuou a castigar ao ponto de conseguir o break no quinto jogo e não mais o perder. Ao fim de quatro horas e 29 minutos em court, o número 68 mundial conseguiu a maior vitória da carreira (em termos de ranking), duas semanas depois de ter derrotado Roger Federer em Genebra.

Em oito participações em Roland-Garros, Dominic Thiem está pela primeira vez afastado na primeira ronda. O desaire deste domingo marca também a segunda ocasião em que o austríaco liderou por dois sets num encontro do Grand Slam e saiu derrotado (a primeira tinha sido em agosto de 2017, no US Open, quando perdeu por 1-6, 2-6, 6-1, 7-6[1] e 6-4 frente a Juan Martín Del Potro). Com um dos principais favoritos ao título afastado, Pablo Andújar, cujo melhor resultado em Paris é a terceira ronda alcançada em 2015, aguarda na próxima eliminatória por Radu Albot (88.º) ou Federico Delbonis (52.º).

Notícia atualizada pela última vez às 17h11.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share