A belga Yanina Wickmayer, actual 58ª classificada da hierarquia mundial feminina, é a primeira jogadora a qualificar-se para a segunda eliminatória do quadro principal de singulares da edição deste ano do Portugal Open.
No encontro que abriu a contenda do Court Central do Complexo de Ténis do Jamor, Wickmayer, campeã da prova em 2009, derrotou a mais nova das irmãs Radwanska, Urszula Radwanska pelos parciais de 6-4 7-5, ao cabo de 1h50.
O quarto embate de carreira entre ambas (a belga lidera agora por 4-0) começou com uma entrada de rompante da tenista belga, que depressa forjou uma liderança de 4-0 no marcador, mas Radwanska, a participar pela terceira vez no evento português, ainda deu um ar da sua graça ao recuperar de dois breaks abaixo. Porém, cedeu quando se viu na necessidade de servir para não perder o primeiro parcial.
De regresso ao court, num encontro que nem sempre foi bem jogado mas onde o equilíbrio foi a nota dominante, a história foi idêntica mas com diferentes protagonistas. A tenista polaca entrou melhor, chegou a liderar com break à maior, mas vacilou na hora de fechar o encontro. Wickmayer, por seu turno, cerrou o punho, foi à luta e acabou por ser mais forte na fase final do segundo parcial.
Na próxima eliminatória, Wickmayer vai medir forças com a vencedora do embate entre a romena Alexandra Cadantu e a italiana Roberta Vinci.
