Ruse prolonga série vitoriosa e procura segundo título consecutivo

Em Hamburgo, Elena-Gabriela Ruse conquistou o primeiro título WTA da carreira. Agora, em Palermo, a tenista romena está à beira de adicionar já um segundo troféu ao palmarés. Depois de furar toda a fase de qualificação, Ruse apurou-se este sábado para a final da prova, aumentou a série de vitórias consecutivas para 13 e pode conquistar o segundo torneio consecutivo, depois de ter feito uma pausa de uma semana entre Hamburgo e Palermo.

A número 137 mundial saiu por cima numa batalha de três horas de duração com a sexta cabeça de série, a francesa Océane Dodin (120.ª). Depois de um primeiro set que perdeu no tiebreak — recuperou por três vezes de um break de atraso e eliminou um set point –, Ruse iniciou a recuperação com a preciosa ajuda de Dodin, que cometeu um total de 22 duplas faltas e venceu apenas 27% dos pontos disputados com o segundo serviço.

A segunda partida foi o contraste da primeira, sendo que foi a romena a desperdiçar um break de vantagem por três vezes, mas a sair por cima no tiebreak para forçar um terceiro parcial. No último set, Ruse agarrou nas rédeas do encontro desde cedo e não deu qualquer hipótese à adversária, tendo fechado o encontro com os parciais de 6-7[4], 7-6[0] e 6-1.

Em busca de um segundo título, Elena-Gabriela Ruse sabe já que vai ficar à porta do top 100 na próxima atualização do ranking. A romena, de 23 anos, está virtualmente no 105.º posto — um novo máximo de carreira — e vai entrar nas 100 primeiras se vencer este domingo a prova. Para isso, Ruse terá que superar a primeira cabeça de série: Danielle Rose Collins.

Aos 27 anos, a norte-americana vai jogar a primeira final WTA da carreira, depois de já ter feito meias-finais esta época em Melbourne e em Budapeste. Este sábado, a número 44 mundial bateu a chinesa Shuai Zhang (57.ª), quarta cabeça de série, com os parciais de 6-4 e 6-3. Collins disparou sete ases, venceu 76% dos pontos com o primeiro serviço e converteu três de cinco break points para confirmar o triunfo.

A boa semana de Collins em Palermo, de resto, vai valer-lhe o regresso ao top 40 mundial. A norte-americana ocupa o virtual 37.º lugar e poderá ganhar ainda mais duas posições se conseguir sair de solo italiano com o troféu na bagagem.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share