Pedro Libório e Maria Santos entram a ganhar em Leiria em dia de múltiplas vitórias portuguesas

Os principais cabeças de série do XXVI Internacional Júnior de Leiria iniciaram a prova com o pé direito. Esta terça-feira, Pedro Libório Maria Santos, melhores cotados dos quadros masculino e feminino, conquistaram as primeiras vitórias e avançaram para a segunda ronda. O dia ficou ainda marcado por várias outras vitórias portuguesas.

No Court Central, Libório foi logo o primeiro a atuar. O tenista de 18 anos, que ocupa o 429.º lugar no ranking mundial de juniores, esteve em apuros diante do espanhol Markus Giersiepen García (943.º), mas teve capacidade para recuperar da desvantagem de um set e vencer por 2-6, 6-0 e 6-2. Na segunda ronda, o tenista da Felner Tennis Academy vai medir forças com o qualifier chinês Jinpeng Tang, que somou mais uma vitória em Leiria, desta vez diante do britânico Kyle Hughes (1707.º) por 6-4 e 6-2.

Foi também no Court Central que, mais tarde, Maria Santos carimbou o passaporte para a segunda ronda. A jovem de 17 anos, que está no 371.º lugar do ranking mundial, bateu a compatriota Amália Suciu, de apenas 14 anos, por 6-2 e 6-0. Na próxima ronda, Maria Santos defronta outra tenista portuguesa que venceu esta terça-feira: Inês Rodrigues, que tinha perdido na última ronda do qualifying e entrou no quadro como lucky loser. A atleta de 16 anos bateu Marta Rutkowski, outra tenista portuguesa que entrou como lucky loser, por 6-2 e 6-0.

Também a vencer na jornada de terça-feira estiveram Gonçalo Marques (1180.º), Lena Couto (2340.ª), Rodrigo Deleu (738.º), Nuno Pinheiro (1922.º) e Maria Garcia. Gonçalo Marques impôs-se diante do compatriota Guilherme Alves por 6-2 e 6-3 no Court 2, o mesmo onde Lena Couto venceu mais tarde a espanhola Luna Dinoto Fernández (818.ª), sexta cabeça de série, por 1-6, 7-5 e 6-0. As restantes vitórias surgiram no Court 5, onde Rodrigo Deleu bateu o britânico Maximillian Relic (808.º) por 6-2 e 6-3 logo no arranque da jornada. De seguida, Nuno Pinheiro triunfou sobre Carles Córdoba, que se retirou quando o português liderava por 5-7, 6-2 e 4-0. Mais tarde, Maria Garcia também entrou em court para derrotar a dinamarquesa Sara Borkop (2888.ª) por 7-6[3], 3-6 e 6-3.

Apesar dos vários triunfos, o pleno esteve longe de acontecer para as cores nacionais. Para além de Amália Suciu, Guilherme Alves e Marta Rutkowski, que cederam para outras tenistas da casa, também Gabriela MatosAnalu FreitasJúnior Ribeiro Mafalda Guedes (655.ª) se despediram da prova de singulares. Gabriela Matos não conseguiu discutir o encontro com a canadiana Scarlett Nicholson (823.ª) e cedeu por 6-1 e 6-1, os mesmos parciais pelos quais Júnior Ribeiro foi derrotado pelo lituano Julius Augunas (1503.º). Analu Freitas deu uma excelente réplica à francesa Marie Brard Vidot (889.ª), sétima cabeça de série, mas cedeu por 6-1, 5-7 e 6-4. Quanto a Mafalda Guedes, que defendia o estatuto de quarta cabeça de série, foi surpreendida pela alemã Amelie Justine Hejtmanek por 6-4 e 7-6[4].

Os atletas portugueses estiveram ainda envolvidos nos encontros de pares desta terça-feira, dia em que arrancou a competição feminina. Ana Moniz Pinto, que faz par com a suíça Milla Sequeira, garantiu o apuramento para a ronda seguinte via walkover da portuguesa Katarina Railean e da sueca Alexandra Paula Persson. Também Filipe Krohn da Silva e Nuno Pinheiro ganharam sem ir a jogo, já que Carles Córdoba e Josh Manuel se retiraram da competição. Nos embates que efetivamente aconteceram, Luís Miguel Saraiva e o seu parceiro, o brasileiro Victor Milare Alves, venceram os portugueses Guilherme Alves e Martim Sousa por 6-2 e 6-2. Ainda no quadro masculino, José Freitas João Portugal superaram Julius Augunas e Arenui Luethi por 7-5 e 7-6[3]. Na prova feminina, Mafalda Almeida e Lena Couto bateram a brasileira Beathriz Maciel e a portuguesa Ana Sofia Neves por 6-4 e 6-2.


Total
2
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Total
2
Share