Dois anos depois, Lukas Lacko regressa aos títulos em semana de sonho em Maiorca

Dois anos depois, Lukas Lacko está de regresso aos títulos. O tenista eslovaco foi o derradeiro sobrevivente na academia de Rafael Nadal e conquistou este domingo o Challenger de Maiorca, depois de ter derrotado o japonês Yasutaka Uchiyama (123.º ATP), primeiro cabeça de série, por 5-7, 7-6[6] e 6-1.

O tenista de 33 anos, que foi 44.º do ranking ATP em 2013, começou melhor e chegou ao primeiro break no terceiro jogo. Porém, Lacko não conseguiu agarrar essa vantagem e sofreu de imediato o contra-break. O parcial seguiu equilibrado até à reta final, altura em que o eslovaco cedeu num (muito) longo jogo de serviço depois de ainda eliminar nove set points.

A toada de equilíbrio manteve-se na segunda partida e os break points foram escassos. Na primeira chance que surgiu, Uchiyama foi extremamente eficaz e quebrou o ‘saque’ do adversário. O japonês ficou na posição de servir a 5-3 para conquistar o torneio, mas claudicou no momento-chave e um break point foi suficiente para Lacko regressar ao encontro. No tiebreak, o eslovaco liderou por 5-2 desde cedo, mas acabou ainda a ter que eliminar um match point antes de fechar o set à terceira tentativa.

O desfecho do segundo set acabou por ser muito motivador para Lukas Lacko, que aproveitou o ímpeto e venceu os três primeiros jogos do parcial. A seguir, Uchiyama teve de eliminar quatro break points para impedir que o adversário chegasse a uma segunda quebra de serviço, mas foi tudo o que o nipónico conseguiu. Os três jogos seguintes foram ganhos por Lukas Lacko, que selou o triunfo ao fim de duas horas e 52 minutos.

Campeão pela primeira vez desde que venceu o Challenger de Ismaning, em 2019, o atual número 197 mundial passa agora a contar com 14 títulos do circuito secundário no currículo em 26 finais disputadas. O tenista natural de Piestany vai subir 20 lugares no ranking ATP e chegar ao 177.º posto. Yasutaka Uchiyama, ex-número 78 mundial, vai descer cinco lugares e instalar-se na 128.ª posição.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share