Juan Manuel Cerúndolo é campeão em Como e espreita novo máximo de carreira

O argentino Juan Manuel Cerúndolo conquistou este domingo o Challenger de Como, em Itália. O jovem de 19 anos ergueu o terceiro título em 2021, o segundo no circuito secundário, depois de ter ganho em Roma. O campeão do ATP 250 de Córdoba levou a melhor sobre Gian Marco Moroni (253.º ATP) por 7-5 e 7-6[7].

Num encontro muito equilibrado e com condições difíceis, os dois tenistas tiveram dificuldades para fechar os jogos de serviço. Cerúndolo parecia estar melhor nesse departamento e manteve a vantagem de um break durante grande parte do primeiro parcial, mas a reta final trouxe uma troca de breaks constante. Entre o oitavo e o 11.º jogo, Cerúndolo e Moroni trocaram breaks e o argentino acabou por conseguir confirmar um jogo de serviço na melhor altura para fechar o set.

Na segunda partida, Cerúndolo voltou a ser o primeiro a chegar ao break, mas o encontro continuou totalmente em aberto. Moroni devolveu a quebra de serviço no sexto jogo, mas Cerúndolo fez o contra-break e salvou depois break points para chegar ao 5-3. Entre a espada e a parede, o tenista transalpino eliminou um match point na resposta para quebrar o serviço a Cerúndolo e se manter vivo no embate.

Com o resultado em 5-5, o jovem sul-americano conseguiu nova quebra de serviço e ficou na posição de servir para o título pela segunda vez. Porém, Moroni venceu quatro pontos consecutivos para inverter um 30-0 e consumar novo break, que empurrou o set para o tiebreak. No desempate, Gian Marco Moroni chegou a dispor de um set point ao serviço, mas não capitalizou e Cerúndolo acabou por converter o terceiro match point para chegar ao título.

A viver uma temporada de afirmação, Juan Manuel Cerúndolo possui agora um registo de 2-1 em finais Challenger, sendo que as três foram jogadas na presente temporada. O tenista de 19 anos prepara-se para subir 17 lugares no ranking mundial e atingir o 118.º lugar, um novo máximo de carreira. Gian Marco Moroni, de 23 anos, vai subir 41 lugares e chegar-se ao 212.º posto, três abaixo do melhor registo de sempre.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share