Illia Stoliar conquista primeiro ponto ATP com apuramento para a segunda ronda em Setúbal

É a melhor semana da carreira para Illia Stoliar, de 22 anos: um dia depois de ter garantido a presença num quadro principal de um torneio ITF pela primeira vez, o jovem português prolongou o sonho em Setúbal por, pelo menos, mais uma ronda. Mais importante do que isso, Illia Stoliar conquistou esta quarta-feira o primeiro ponto ATP da carreira com o apuramento para a segunda ronda do Grupo Re/Max Lounge Setúbal Open.

Num duelo entre qualifiers, o tenista luso superiorizou-se ao brasileiro Paulo André dos Santos numa maratona que teve exatas duas horas e 30 minutos de duração. Na segunda vez em que se defrontaram em toda a carreira, depois de terem sido adversários há um mês em Sintra, Stoliar vingou-se do desaire da altura e bateu o canarinho por 1-6, 6-1 e 7-6[5].

Após uma entrada em falso, Stoliar encontrou-se com algum do seu melhor nível no segundo parcial, onde conseguiu dominar de início a fim. O terceiro set estava reservado para ser o mais equilibrado de todos e também o mais longo — durou uma hora e 23 minutos –, com o português a ser feliz. Depois de ter eliminado um break point no primeiro jogo, Stoliar teve a sua chance quando liderava por 2-1, mas não conseguiu aproveitar.

A toada manteve-se e ambos tiveram oportunidades para marcar a diferença, mas nenhum deles o conseguiu e o tiebreak fez o seu papel de separar ambos. Stoliar arrancou muito bem e venceu quatro dos primeiros cinco pontos para construir uma vantagem preciosa. Paulo André dos Santos ainda foi capaz de reduzir para 4-3, mas os dois pontos seguintes foram ganhos pelo tenista português e trouxeram consigo os primeiros três match points, sendo que foi à terceira que Stoliar conseguiu consumar o triunfo.

Conquistada uma das vitórias mais importantes da carreira, Illia Stoliar junta-se a Pedro Araújo, Jaime Faria, Henrique Rocha e Fábio Coelho na segunda ronda da competição. No caminho do jovem português está agora o alemão Sebastian Fanselow (419.º ATP), quinto favorito ao título, que derrotou Jumpei Yamasaki (726.º ATP) por 4-6, 6-4 e 6-4.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share