João Sousa dá a volta a Frederico Silva rumo às ‘meias’ em Alicante

Beatriz Ruivo/FPT

João Sousa Frederico Silva colidiram esta sexta-feira nos quartos de final do Challenger de Alicante com a certeza de que um tenista luso ia carimbar o passaporte para as meias-finais em solo espanhol. Numa batalha muito equilibrada, o triunfo acabou por cair para o lado do vimaranense, que operou uma reviravolta para triunfar por 3-6, 6-3 e 6-4.

Numa partida extremamente equilibrada entre dois tenistas portugueses muito próximos no ranking ATP — Sousa é 182.º e Frederico Silva é 193.º –, os primeiros break points apareceram a favor do caldense e logo na primeira ocasião em que Sousa serviu. O vimaranense eliminou os dois break points e teve um na resposta logo a seguir, mas também não capitalizou.

Sempre com rallies longos e posicionados na linha de fundo, João Sousa e Frederico Silva mantiveram-se taco a taco durante a primeira partida, até que o pupilo de Pedro Felner avançou para o break no oitavo jogo e ficou na posição de servir a 5-3 para vencer o set. João Sousa ainda colocou alguma pressão no adversário, mas Frederico Silva eliminou um break point e adiantou-se no marcador.

Entre a espada e a parede, o número dois nacional teve que batalhar muito para dar a volta ao encontro. Logo numa fase inicial da segunda partida, Frederico Silva fez novo break e parecia estar bem encaminhado para a vitória, mas João Sousa devolveu a gentileza de imediato. O set continuou equilibrado, até que Sousa conseguiu a segunda quebra de serviço exatamente na mesma altura que a tinha sofrido no primeiro set, ao oitavo jogo. A servir para empatar o encontro, o tenista natural de Guimarães ainda enfrentou dois break points, mas saiu por cima e forçou o terceiro parcial.

O encontro continuou muito repartido no terceiro set e desta vez foi João Sousa o primeiro a chegar ao break para se adiantar por 3-2. Na hora de confirmar a quebra de serviço, contudo, o tenista de 32 anos teve um jogo de serviço menos conseguido e permitiu o contra-break. As decisões ficaram então adiadas para uma reta final de encontro emocionante, com João Sousa a conseguir quebrar o serviço a Frederico Silva para se colocar a vencer por 5-4 e a fechar de seguida o encontro, ao fim de mais de duas horas e 30 minutos em court.

Nem sempre bonito, mas com muita luta, o encontro caiu para o lado de João Sousa, que regressa a umas meias-finais pela primeira vez desde 2019. Na altura, o vimaranense foi semifinalista ao nível ATP, em São Petersburgo. O próximo adversário do pupilo de Frederico Marques é o francês Constant Lestienne (258.º ATP), que venceu Lucas Miedler (320.º ATP) por 7-6[5] e 6-4.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share