João Sousa travado nas meias-finais do Challenger de Alicante

À procura da oitava final da carreira em torneios do circuito Challenger (tem 10 em torneios ATP), o português João Sousa (182.º do ranking mundial) não conseguiu confirmar o teórico favoritismo e perdeu por 6-4 e 7-6(5) para o francês Constant Lestienne (258.º) nas meias-finais do Challenger de Alicante, em Espanha.

Um dia depois de afastar o compatriota Frederico Silva rumo às primeiras meias-finais desde setembro de 2019 (ainda que no circuito secundário), o tenista português de 32 anos esteve perto de forçar uma terceira partida, mas não conseguiu segurar a vantagem de 5-1 no tie-break e perdeu seis pontos consecutivos que ditaram a conclusão do encontro.

Num encontro marcado por várias quebras de serviço de parte a parte, João Sousa tomou a iniciativa e adiantou-se por duas vezes na primeira partida, mas Constant Lestienne recuperou de imediato em ambas as ocasiões (ao 2-1 e 4-3 favoráveis ao vimaranense) e não só o fez como no 10.º jogo do primeiro set voltou a conquistar uma quebra de serviço para se adiantar no marcador. No segundo parcial voltou a ser o melhor tenista português da história a adiantar-se em primeiro lugar, mas mais uma vez o adversário gaulês foi rápido a reagir e com dois breaks colocou-se a liderar por 4-2. Só que o pupilo de Frederico Marques ainda conseguiu retaliar e encontrou o fôlego necessário para chegar ao referido tie-break, onde a boa entrada não foi suficiente para forçar o “tira-teimas”.

A derrota, concretizada em 1h58, impediu João Sousa de carimbar o acesso à final de um torneio Challenger pela primeira vez desde Guimarães, em setembro de 2013. Há oito anos, na cidade berço, o tenista português colocou a cereja no topo do bolo ao vencer “em casa” e daí para a frente só competiu ao mais alto nível até que este ano teve de regressar ao circuito secundário.

Última atualização às 12h58.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share