João Sousa apura-se para a final do Challenger de Brest e interrompe jejum de três anos e meio

O tenista português João Sousa (número 173 do ranking ATP) qualificou-se, este sábado, para a final do Challenger de Brest, em França, ao derrotar o “local” Maxime Janvier (234.º) por 7-5 e 6-1.

A quarta vitória da semana no Challenger francês valeu ao tenista português de 32 anos o apuramento para a final de singulares de um torneio do circuito masculino pela primeira vez desde que se sagrou campeão do Millennium Estoril Open, em maio de 2018.

Para interromper o jejum de finais, João Sousa salvou um set point e quebrou o serviço do tenista francês (que entrou no quadro principal como alternate) quando perdia por 5-4 e a partir daí não voltou a olhar para trás, elevando o nível de jogo que já tinha apresentado nos últimos dias para terminar o duelo de forma bastante autoritária.

Olhando apenas para o circuito Challenger, a final deste domingo será a oitava da carreira no circuito secundário para o pupilo de Frederico Marques e a primeira desde que conquistou a edição única do torneio que em julho de 2013 foi organizado na sua cidade, Guimarães. Esse encontro, aliás, tinha sido o último de João Sousa neste nível de torneios até que no início de 2021 voltou a disputá-los depois de ser impossibilitado de jogar o Australian Open.

No domingo, João Sousa luterá pelo título em Brest com o vencedor do encontro entre o norte-americano Brandon Nakashima (70.º) e o francês Alexandre Muller (207.º).

Se conseguir triunfar, o português juntará o nome a uma galeria de campeões na qual também surge o de Roger Federer — foi, aliás, o único torneio Challenger conquistado pelo suíço. Mais importante, João Sousa vencerá pela sexta vez na carreira um torneio Challenger, igualando o registo de Frederico Gil (mais só Gastão Elias, Pedro Sousa e Rui Machado, que partilham o recorde de oito títulos a este nível).

Última atualização às 15h54.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share