Kokkinakis volta a brilhar em Adelaide e já está nos quartos de final

Outrora uma grande promessa do ténis mundial, Thanasi Kokkinakis ainda procura confirmar todo o potencial que lhe era apontado e vai sendo uma das grandes figuras do verão australiano. Uma semana depois de ter chegado às meias-finais em Adelaide, o tenista de 25 anos está novamente a brilhar na cidade australiana — recebe um segundo torneio esta semana — e apurou-se esta quarta-feira para os quartos de final.

Em busca da sua época de afirmação, Kokkinakis venceu esta madrugada o norte-americano John Isner (24.º ATP) ao fim de intensas duas horas e 43 minutos, com os parciais de 6-7[5], 7-6[5] e 7-6[4]. O tenista australiano conquistou a sexta vitória da carreira sobre tenistas do top 25 e a primeira desde março de 2018, quando derrotou Roger Federer — número um mundial na altura — no Masters 1000 de Miami.

Num encontro que se disputou dentro dos moldes esperados, com ambos a fazer uso dos fortes serviços que possuem, Kokkinakis foi o último a sorrir. O australiano foi o único a dispor de break points ao longo do encontro — no total, teve cinco oportunidades –, mas não conseguiu converter qualquer um deles e foram necessários três tiebreaks para se encontrar um vencedor.

Depois de ter recuperado de uma desvantagem de 1-4 no primeiro tiebreak apenas para o perder por 5-7, Kokkinakis foi mais feliz no segundo desempate. O número 145 mundial voltou a estar em desvantagem, desta vez por 1-3 e 2-4, mas deu a volta e forçou um terceiro set, que acabou em novo tiebreak que o australiano liderou desde o primeiro ponto.

Apurado para os segundos quartos de final consecutivos depois de disparar 15 ases — Isner fez 23 –, Kokkinakis tem agora à espera um duelo com o compatriota Aleksandar Vukic (160.º ATP). Depois de surpreender Alexander Bublik (35.º ATP) na primeira ronda, o tenista de 25 anos bateu Steve Johnson (84.º ATP) por 6-4 e 7-5 e continua a fazer bom uso do wild card atribuído pela organização.

Pescoço trama Monfils e só dois cabeças de série seguem em frente

A jornada desta quarta-feira ficou ainda marcada pelo afastamento de Gael Monfils, número 19 mundial e principal favorito ao título. O francês, que na semana passada ergueu o troféu, foi obrigado a desistir durante o terceiro set frente a Thiago Monteiro (83.º ATP), que aproveitou para seguir para os quartos de final.

Logo após Monteiro ter conseguido o break no primeiro jogo da terceira partida, Monfils não teve condições para continuar. O tenista de 35 anos contraiu um problema no pescoço, de acordo com a nota oficial divulgada pela organização, e foi forçado a retirar-se quando o marcador assinalava o resultado de 6-7[2], 6-3 e 1-0 favorável a Thiago Monteiro. O tenista brasileiro tem agora encontro marcado com Corentin Moutet (115.º ATP), que bateu o húngaro Marton Fucsovics (38.º ATP), oitavo pré-designado, por 6-2 e 6-2.

Com os desaires de Isner e Fucsovics, o quadro em Adelaide ficou apenas com dois cabeças de série em prova para os quartos de final. O russo Karen Khachanov (30.º ATP), terceiro favorito ao título, confirmou a superioridade diante de Gianluca Mager (63.º ATP) e apurou-se para os quartos de final com os parciais de 7-5 e 6-3. Khachanov tem agora encontro marcado com Arthur Rinderknech (58.º ATP), que derrotou Soonwoo Kwon (53.º ATP) por 5-7, 6-3 e 6-2.

O último embate dos quartos de final envolve o outro cabeça de série ainda em prova: Marin Cilic (29.º ATP). O croata, que é o quarto cabeça de série, bateu o espanhol Jaume Munar (72.º ATP) em dois sets, com os parciais de 7-6[6] e 6-2. O próximo adversário de Cilic é o norte-americano Tommy Paul (41.º ATP), que bateu Benjamin Bonzi (65.º ATP) por 6-4 e 7-6[6].

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share