João Sousa falha acesso às meias-finais em Quimper

O vimaranense João Sousa não conseguiu garantir esta sexta-feira o passaporte para as meias-finais do Challenger de Quimper, em França. À procura da primeira presença num top 4 de um torneio em 2022, o número um nacional esbarrou no gigante austríaco Dennis Novak (118.º ATP) e cedeu pelos parciais de 6-3 e 7-6[6].

O embate — primeiro entre ambos — foi equilibrado, mas com Novak a aproveitar melhor as oportunidades. Diante de um adversário dono de um poderosíssimo serviço, Sousa entrou bem e descobriu dois break points logo no jogo inaugural, mas não foi capaz de concretizar. Ainda que com mais dificuldade do que o adversário, que parecia ter sempre um grande serviço guardado para as alturas de maior aperto, o vimaranense foi confirmando os jogos de serviço, mas uma pequena escorregadela foi fatal.

No sexto jogo do primeiro set, Sousa conseguiu transformar um 0-30 num 40-30 ao serviço, mas Novak forçou as vantagens e descobriu mesmo o primeiro break point a favor. Nesse momento, o número um português cometeu um erro de direita e entregou a quebra de serviço ao austríaco, que se agarrou à mesma para garantir a vantagem de um set.

A segunda partida teve a mesma toada, com ambos a confirmar os jogos de serviço e com Novak sempre com grandes ‘saques’ quando Sousa tentava colocar alguma pressão com a resposta. No nono jogo, o português eliminou os únicos dois break points do parcial para se manter na frente do resultado, mas o parcial seguiu mesmo para o tiebreak. Um mini-break na melhor altura deixou João Sousa a servir a 6-5 para forçar o terceiro set, mas o vimaranense foi traído por uma bola de Novak que aterrou mesmo em cima da linha de fundo. Logo a seguir, entregou o match point com mais um erro de direita e o austríaco capitalizou de imediato para fechar o encontro.

Apesar de não conseguir o apuramento para a próxima ronda, João Sousa deverá subir mais algumas posições rumo ao regresso ao top 100 mundial, objetivo traçado pelo português para a primeira metade da temporada. Nesta altura, Sousa surge na virtual 137.ª posição, três lugares acima do 140.º em que começou a semana.

Última atualização às 17h11.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share