Alejandro Tabilo, o tomba-argentinos que começou a semana no qualifying e está na final de Córdoba

Alejandro Tabilo foi uma das revelações de 2021, mas dificilmente estaria à espera de um começo de 2022 como este: em Córdoba, na Argentina, o chileno começou a semana no qualifying e já está na final, graças a uma vitória sobre o super-favorito Diego Schwartzman na madrugada deste domingo.

Número 144 do ranking mundial, o tenista chileno aplicou os parciais de 6-3 e 7-6(6) ao favorito do público (14.º do ranking) para registar a sexta vitória da semana (todas em dois sets) e a quarta frente a jogadores argentinos.

Tudo começou no qualifying, com triunfos sobre Renzo Olivo (185.º) e Thiago Agustin Tirante (233.º), e continuou no quadro principal, em que afastou Francisco Cerúndolo (111.º), o espanhol Carlos Taberner (105.º), Sebastian Baez (77.º) e, na noite de sábado, Diego Schwartzman.

“Tenho jogado o meu melhor ténis nos últimos meses e consegui terminar bem a última época, mas estava a precisar de uma semana como esta para ‘fazer o click’ e continuar a evoluir. Espero que isto seja o começo de alguma coisa e que consiga manter este nível”, afirmou Tabilo após surpreender Schwartzman.

Depois de conquistar o primeiro Challenger da carreira em novembro, em Guayaquil (jogou mais duas finais, em Lexington e Puerto Vallarta), o chileno está a um passo de entrar para a galeria de campeões do circuito principal. Para isso, terá de passar pelo bem mais experiente Albert Ramos (44.º), campeão em título do Millennium Estoril Open, que venceu o argentino Juan Ignacio Londero por 7-6(4) e 6-4 na segunda meia-final.

Aconteça o que acontecer, Alejandro Tabilo já tem assegurado um novo máximo de carreira — será pelo menos o 111.º na atualização do ranking ATP de segunda-feira, mas um título fará dele o 91.º ou 92.º classificado mundial, consoante João Sousa ganhe ou não o ATP 250 de Pune, na Índia.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share