Jelena Ostapenko em modo rolo compressor conquista o torneio do Dubai

Jelena Ostapenko (21.ª classificada mundial) levou até ao fim a campanha autoritária no Dubai e sagrou-se campeã do WTA 500 dos Emirados Árabes Unidos ao derrotar Veronika Kudermetova (21.ª) com a exibição mais autoritária da semana.

Após deixar pelo caminho quatro campeãs de torneios do Grand Slam (Sofia Kenin, Iga Swiatek, Petra Kvitova e Simona Halep), as três últimas em encontros dramáticos, a tenista letã de 24 anos só precisou de 66 minutos para assinar a quinta vitória da semana, graças aos parciais de 6-4 e 6-4.

O ténis ofensivo que lhe permitiu quebrar Swiatek quando a polaca serviu para o encontro, anular um match point contra Kvitova e manter-se firme quando Halep esteve a um jogo de a derrotar voltou a ser posto em evidência na final deste domingo, desta vez com uma redução considerável dos erros não forçados.

O domínio de Ostapenko foi tal que em apenas 21 minutos o marcador já assinalava a conquista do primeiro set, que lhe permitiu chegar aos 12 jogos consecutivos dado que na véspera fechada o encontro frente a Halep como abriu a final contra Kudermetova. E apesar de ter havido resposta da russa, que quebrou a série de seis jogos consecutivos com o break de entrada no segundo set, a letã não perdeu o foco e conseguiu retomar os índices de agressividade para recuperar o controlo do duelo.

A conquista deste sábado, no torneio que alterna anualmente com o de Doha pelo estatuto de WTA 1000 (este ano essa “sorte” calhou à prova do Qatar), permitiu a Jelena Ostapenko celebrar a conquista do quinto título da carreira, depois de Roland-Garros, Seul (2017), Luxemburgo (2019) e Eastbourne (2021). Para além destes troféus, a tenista da Letónia conta ainda com outros seis de vice-campeã, o mais recente no Luxemburgo, na época transata.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share