Gastão Elias aproxima-se da dobradinha no Oeiras Open e agenda desforra nas meias-finais

OEIRASGastão Elias apurou-se, esta sexta-feira, para as meias-finais do Oeiras Open 2 ao derrotar o húngaro Zsombor Piros (227.º) pelos parciais de 6-4, 5-7 e 6-3. A separá-lo da final está Zdenek Kolar, que o derrotou há um ano no encontro decisivo do primeiro torneio realizado no Jamor.

Num dos melhores duelos do torneio e com boa casa a apoiar Gastão Elias na demanda pelo segundo título em duas semanas, o tenista da Lourinhã saiu na frente de um set inaugural repleto de breaks com maior risco de agressividade na fase terminal. Os papéis inverteram-se no parcial seguinte, com Piros – no melhor ranking da carreira -, sempre por cima do resultado, a ser quebrado a servir para o set, mas a devolver (num jogo onde quebrou Elias em branco) e a roubar um set ao português, que precisou de trabalhos redobrados para seguir em frente.

Sem grandes buracos para explorar no ténis do magiar, sólido dos dois lados do court e criativo, Gastão Elias teve de puxar dos galões e elevar também o embate para um plano físico, onde tem mais armas. Apenas um break fez a diferença no parcial decisivo, na única oportunidade, depois do mais novo (22 anos), já visivelmente cansado, ter colocado um volei fácil na rede após o português ter defendido o ponto como podia. No final do último ponto, celebração do tenista de 31 anos de acordo com a dificuldade do desafio e com a ocasião importante.

Apurado novamente para as meias-finais do Oeiras Open, Elias terá um desafio idêntico ao da semana anterior: tempo de descanso. Isto porque terminou o encontro já depois das 18h e joga o apuramento para a final no segundo duelo das 10h. A boa notícia é que Zdenek Kolar, próximo adversário, saiu pouco depois do court no seu compromisso na variante de pares, no qual conseguiu bilhete para a final.

Esta foi a 13ª vitória consecutiva do antigo 57 do ranking ATP no Court Central do Jamor. Neste sábado terá oportunidade de se desforrar de um dos poucos a batê-lo nesse court no último ano. No Oeiras Open 1 de 2021, o checo conquistou o primeiro título Challenger da carreira após derrotar Elias na final por 6-4 e 7-5. Além desse duelo há um ano, defrontaram-se em 2019 em Sopot, na Polónia, e nesse caso foi o português a triunfar, num duro encontro de três parciais. Haverá desempate e possível desforra de Gastão Elias daqui a umas horas, desta vez com um lugar na final do Oeiras Open 2 em jogo.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share