Portugal supera primeiro dia especial e aponta à promoção na Billie Jean King Cup

Matilde Jorge estreou-se em encontros de singulares na Billie Jean King Cup, Francisca Jorge representou pela primeira vez a seleção em terra batida e, no final, Portugal acabou a celebrar a vitória por 3-0 contra o Burundi no primeiro dia do Evento B do Grupo III da Zona Europa-África da competição, que acontece em Escópia, a capital da Macedónia do Norte.

“Por ser a minha primeira eliminatória em singulares estava um pouco nervosa, mas não muito porque senti que estava bem preparada e também que estava a treinar bem”, reconheceu Matilde Jorge ao Raquetc depois de derrotar Laura Syori por autoritários 6-0 e 6-2 na estreia em singulares.

“Sabia quem era a minha adversária, que era superior e que por isso tinha hipóteses, o que me ajudou a acalmar. Comecei bem, à procura de libertar alguma tensão e de prolongar os pontos para me habituar às condições, e à medida que o encontro evoluiu consegui elevar cada vez mais o meu nível. Para primeiro encontro em singulares acho que correu bem”, concluiu a jovem vimaranense de apenas 18 anos.

Depois da vitória de Matilde Jorge, a irmã, Francisca Jorge, selou a vitória na eliminatória. O balanço também foi positivo, apesar de ter reconhecido que o regresso à Billie Jean King Cup foi “tremido”.

“A minha adversária era boa jogadora e não sei se foi por ser o meu primeiro encontro nesta competição, mas é sempre complicado entrar no ritmo e ela já vinha com muito jogo nas pernas — inclusive acabou o jogo de pares decisivo contra Malta nesse mesmo dia, umas horas antes, e mesmo tendo perdido acaba por entrar no modo competitivo mais cedo”, explicou a número um nacional.

Após o primeiro dia de competição em Escópia, também a selecionadora nacional, Neuza Silva, abordou a prestação da equipa: “Sabíamos que ia ser uma eliminatória complicada. O primeiro singular foi intenso e teve muita qualidade. A ‘Kika’ defrontou uma jogadora promissora, que foi inteligente a levar o jogo e a defender-se muito bem, o que levou ao desgaste no segundo set. No final tivemos a melhor Kika, à procura da vitória que nos dava garantias de nos mantermos em busca do objetivo. A Matilde jogou pela primeira vez um singular e logo com uma vitória autoritária.”

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share