Primeiro em pares, depois nos singulares: Gonçalo Falcão faz o pleno com três títulos de campeão mundial de veteranos

Francisco Melim/Federação Portuguesa de Ténis

OEIRAS — O português Gonçalo Falcão sagrou-se, este sábado, campeão mundial de veteranos em singulares masculinos +30, um título que juntou aos dois conquistados na véspera, em pares masculinos e pares mistos +30, e que lhe permite fechar com chave de ouro uma semana perfeita no Complexo de Ténis do Jamor, em Oeiras.

Na final, o português de 34 anos levou a melhor sobre o russo Ivan Korol (que foi número dois mundial de veteranos em março de 2021) em duas partidas, com os parciais de 6-3 e 6-4.

O encontro foi quase sempre dominado por Gonçalo Falcão, que ditou o ritmo logo a partir do primeiro jogo, com um break auxiliado por uma dupla falta do adversário. Mais tarde, quando servia para não perder a primeira partida, Korol voltou a ceder à pressão e com outra dupla falta deu a vantagem ao português.

Com uma exibição muito estável, o jogador da casa até foi quebrado de entrada no segundo set, num raro momento em que sentiu dificuldades da linha de fundo, mas reagiu de imediato. A vantagem de 4-1 que agarrou rapidamente não foi suficiente para fechar o encontro, uma vez que Korol respondeu com três jogos consecutivos, mas deu-lhe a calma necessária para se manter concentrado e, na reta final, Falcão voltou a pressionar no momento certo para assegurar o triunfo.

Campeão de singulares, pares e pares mistos, Gonçalo Falcão tornou-se no primeiro tenista português a conquistar os três títulos possíveis num Campeonato do Mundo Individual de Veteranos, um dia depois da compatriota Rita Freitas se ter tornado na primeira portuguesa a sagrar-se campeã em singulares. Entretanto, também Fred Gil alcançou esse feito ao vencer no escalão de +35.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share