Marco Cecchinato lidera o grupo de semifinalistas do Del Monte Lisboa Belém Open

Sara Falcão/FPT

LISBOA — Outrora semifinalista de Roland-Garros, Marco Cecchinato apurou-se, esta sexta-feira, para as meias-finais do Del Monte Lisboa Belém Open. Com Benoit Paire eliminado, o italiano passou a ser o grande favorito à vitória final na etapa lisboeta do ATP Challenger Tour.

Atual 137.º classificado no ranking ATP (chegou a ser 16.º em fevereiro de 2019), Cecchinato encerrou a jornada com um triunfo por 7-6(2) e 6-4 sobre Carlos Taberner. Horas antes, o espanhol, segundo cabeça de série, precisou de concluir o encontro que ficara em suspenso na véspera, devido à falta de iluminação, e salvou três match points para afastar Nikola Milojevic em três partidas (6-0, 6-7[6] e 7-6[5]).

Em Lisboa, Cecchinato disputará pela quarta vez em 2022 as meias-finais de um torneio Challenger. Com derrotas em Parma, Verona e San Marino, tentará frente a Timofey Skatov (233.º ATP) garantir a primeira presença do ano e 14.ª da carreira em finais da categoria.

O cazaque de apenas 21 anos igualou o resultado da semana passada, no Braga Open, com o triunfo mais suado da jornada: afastou o francês Benoit Paire — que na véspera falou sobre as razões que o levaram a escolher Portugal para as últimas semanas de competição — após três partidas, por 6-4, 2-6 e 7-5. Das 2h33 de duração destacam-se os 15 pontos de break que o ex-top 20 ATP criou, dos quais aproveitou apenas três, mas também a oportunidade desperdiçada quando serviu a 5-5 com 40-15 na última partida.

Na metade superior do quadro estão frente a frente dois jogadores da nova geração: o austríaco Filip Misolic (21 anos e 141.º do ranking) e o francês Luca Van Assche (18 anos e 289.º).

Surpreendente finalista do ATP 250 de Kitzbuhel, na Áustria, no final do mês de julho (dois meses antes conquistou pela primeira vez um Challenger), Misolic foi o primeiro jogador a seguir em frente na jornada desta sexta-feira. Em pleno Estádio CIF, o quarto favorito impôs-se a Giulio Zeppieri (20 anos) por 6-4 e 6-4.

Pouco depois, Van Assche (campeão de Roland-Garros júnior e número um mundial de sub 18 em 2021) juntou-se a ele ao vingar as duas derrotas anteriores perante o compatriota Alexandre Muller, com os parciais de 6-4 e 7-5 a permitirem-lhe alcançar pela segunda vez na carreira as meias-finais de uma prova Challenger — a anterior aconteceu em Blois, França, no mês de junho e terminou precisamente às mãos do adversário que esta sexta-feira deixou pelo caminho.

Na variante de pares, a final do Del Monte Lisboa Belém Open contará com um representante português: Gonçalo Oliveira, que perdeu a decisão de 2017 e venceu a de 2020, voltou a assegurar um lugar no encontro de atribuição do título no CIF, desta vez ao lado de Zdenek Kolar, e vai enfrentar os ucranianos Vladyslav Manafov e Oleg Prihodko.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share