Experiente Cecchinato e estreante Van Assche discutem o título no Del Monte Lisboa Belém Open

Beatriz Ruivo/Federação Portuguesa de Ténis

LISBOAMarco Cecchinato e Luca Van Assche partilham a cidade de Paris como sinónima das melhores memórias das respetivas carreiras, mas a partir deste domingo também Lisboa terá um significado especial para o italiano e o francês, que vão discutir o título de singulares da sexta edição da etapa lisboeta do ATP Challenger Tour — o Del Monte Lisboa Belém Open.

Logo pela manhã, o jovem Luca Van Assche (apenas 18 anos) tornou-se no primeiro finalista do torneio sem precisar de suar muito: o ex-número um mundial de juniores e campeão de Roland-Garros sub 18, em maio de 2021, liderava por 6-1 quando o austríaco Filip Misolic (141.º e quarto cabeça de série) desistiu, lesionado na anca.

Visto como uma das maiores promessas da atualidade, Van Assche já tinha disputado uma meia-final no ATP Challenger Tour, mas a final no CIF — Club Internacional de Foot-Ball, onde começou a semana no qualifying, será a primeira da carreira a este nível. Número 289 do ranking mundial, o jovem gaulês já sabe que começará a próxima semana dentro do top 250 mundial pela primeira vez na carreira, com um eventual título a deixá-lo à porta do top 200.

O elenco da final ficou fechado com o nome de Marco Cecchinato. Mais velho (29 anos), o italiano que foi semifinalista de Roland-Garros em 2018 (e número 16 mundial no ano seguinte) impôs-se por 7-5 e 7-6(2) contra o cazaque Timofey Skatov (233.º ATP), que depois de entrar no quadro principal como alternate teve de desistir do “seu” ATP 500 em Astana, no Cazaquistão, por causa da boa prestação em Lisboa.

Para Cecchinato, que atraiu bastante público às bancadas do Estádio CIF e recebeu vários aplausos sobretudo pelo que produziu com pancada de esquerda a uma mão, a final no Del Monte Lisboa Belém Open será a 14.ª da carreira no ATP Challenger Tour, primeira em 2022.

Com um saldo de 5-8 em decisões deste nível, o tenista de Palermo procura o primeiro troféu de campeão desde que venceu o ATP 250 de Buenos Aires, capital argentina onde em fevereiro de 2019 ergueu o terceiro e último título ao mais alto nível.

Marcado para as 11 horas de domingo, com transmissão na Sport TV 6, o inédito “choque” entre Marco Cecchinato e Luca Van Assche dará a conhecer o sucessor de Oscar Otte (2017), Tommy Robredo (2018), Roberto Carballes Baena (2019), Jaume Munar (2020) e Dmitry Popko (2021) na galeria de campeões do Del Monte Lisboa Belém Open.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share