Indoor Oeiras Open, dia 4: ‘quartos’ à vista para Domingues

Sara Falcão/FPT

OEIRAS – Na véspera, João Domingues precisou de recuperar da eminente derrota para arrecadar nove dos últimos 10 jogos e vencer um adversário mais adequado às rápidas condições de jogo no Indoor Oeiras Open. Maximilian Neuchrist, oponente desta quarta-feira em busca dos quartos de final, tem caraterísticas similares, mas a confiança e o ténis do oliveirense começam a pairar novamente.

A receita para novo triunfo também parece ser conhecida. “Os inícios de jogada dele são o melhor que tem, portanto tenho de estar explosivo e rápido para contra-atacar e anular as bolas dele, bem como tentar ter uma percentagem alta de primeiros serviços e sempre que possível pegar no ponto e ser mais agressivo.”. E se conseguir aplicar estes fundamentos poderá ‘vingar’ a última derrota de 2022, na ronda inaugural do Maia Open, onde o austríaco só parou na final. Um encontro que não vai ser estudado porque não tem “nada a ver”.

De facto, a única semelhança é o recinto coberto de ambos os torneios. Na Maia as condições são bastante lentas, em terra batida, enquanto na nave dos campos cobertos do Complexo de Ténis do Jamor joga-se um tipo de ténis totalmente distinto. E apesar de aparentemente favorecer o forte serviço de Neuchrist, Domingues traz a lição bem estudada do duelo face a Valentin Vacherot.

Este será o terceiro embate entre ambos. Na Maia, em 2019, Domingues bateu o adversário desta quarta-feira também na estreia na prova e só parou nas meias-finais, pelo que se começa a verificar uma tendência nestes mano a manos: sempre em solo português e o vencedor faz sempre boas prestações, embalado pelo triunfo. Acontecerá o mesmo daqui a pouco, com um dos primeiros bilhetes para os quartos de final em jogo, o que no caso do tenista nacional, a concretizar-se, serão os primeiros desde Agosto (atingiu dois em 2022) e os primeiros em Portugal desde o fatídico duelo frente a Dmitry Popko no CIF, em Setembro de 2021.

Horas depois, Domingues regressará ao Court 1 do torneio ao lado de Pedro Sousa para enfrentar o também português Gonçalo Oliveira ao lado do suíço Luca Margaroli. Depois do encontro 100% português na véspera disputado com alguma tensão e surpresa no desfecho, novo duelo interessante para se seguir bem de perto.

Pelo meio volta a entrar em court Ricardas Berankis, principal favorito ao título. O antigo top 50 mundial (agora 168.º), que optou por não viajar para a Austrália, encara o qualifier turco Cem Ilkel, carrasco de Pedro Araújo na fase preliminar e com muitas horas na pernas, pois nas três vitórias traz duas consecutivas em três sets.

Num dia com muitos encontros de pares, os jovens Filip Cristian Jianu (ex-número cinco júnior) e Gabriel Debru (antigo líder do escalão sub 18 e campeão em título de Roland-Garros) enchem o Jamor com muito e bom ténis em perspetiva.

Indoor-Oeiras-Open-1-2023-4-Janeiro

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share