Pierre-Hugues Herbert e Ricardas Berankis entram a vencer no Indoor Oeiras Open 2

Sara Falcão/FPT

OEIRAS – A jornada da segunda-feira do Indoor Oeiras Open 2 contou com duas vitórias dos dois tenistas com maior palmarés em prova. Pierre-Hugues Herbert e Ricardas Berankis sofreram nos encontros de estreia da segunda semana, mas seguiram rumo à ronda seguinte da competição.

Caído para o posto 304 do ranking fruto de uma paragem de seis meses devido a uma lesão no joelho esquerdo, Pierre-Hugues Herbert conseguiu a primeira vitória de 2023 em singulares, depois de no primeiro Indoor Oeiras Open ter cedido no embate inaugural, mas ter atingido a final de pares no passado sábado ao lado do compatriota francês Jonathan Eysseric.

Frente ao italiano Matteo Gigante, 250.º e terceiro pré-designado na nave dos campos cobertos do Complexo de Ténis do Jamor, o antigo top 40 (36.º) e que possui um dos melhores currículos na variante de pares da atualidade triunfou por 3-6, 6-4 e 6-4, impondo todo o ténis atacante que o carateriza para dar a volta ao encontro e cortar todo o ritmo de que o italiano gosta.

Apesar dos dois sets, registados por 7-6(3) e 6-1, Ricardas Berankis também não teve tarefa fácil. Primeiro cabeça de série novamente da prova do Jamor, o lituano – esta semana 185.º da tabela ATP, após ter sido 50.º em 2016 – recuperou de 5-1 no parcial incipiente, salvou um set point a 5-4, e a partir do tie-break quebrou mentalmente o húngaro Mate Valkusz (278.º), mostrando a espaços as pancadas rápidas e batidas atempadamente do seu arsenal.

Na primeira jornada já com cinco encontros do quadro principal, para além da derrota de Jaime Faria frente a Jay Clarke (segundo favorito ao título) seguiram ainda para a segunda eliminatória Arthur Fils (252.º e quarto cabeça de série) e Maximilian Neuchrist (267.º). Fils, francês de 18 anos, antigo top 3 júnior, ultrapassou Louis Wessels (308.º) por 6-3, 0-6 e 6-2; Neuchrist, finalista do Maia Open e quartofinalista do primeiro Indoor Oeiras Open, recuperou de desvantagem para bater Steven Diaz (276.º e oitavo pré-designado) com os parciais de 4-6, 6-3 e 7-5.

Num dia ainda com encontros da fase preliminar, superaram o qualifying os tenistas Dino Prizmic (quartofinalista, também, na sexta-feira e antigo top 5 do ranking de juniores), Cem Ilkel (semifinalista do Indoor Oeiras Open 1 e dispôs de match point face ao futuro campeão Joris De Loore), Mark Lajal, Elmar Ejupovic (carrasco de Pedro Araújo), Gabriel Decamps e Sebastian Fanselow, com destaque para os desaires dos antigos top 100 (49.º e 62.º respetivamente) Illya Marchenko e Kenny De Schepper.

Quanto a Fanselow, que vive em Portugal há uns anos e é treinado pelo português Manuel Costa Matos, passou pela sala de conferências de imprensa para fazer uma resenha às provas do Jamor e à fase atual da sua carreira depois da terceira vitória de 2023. Uma semana depois de perder na ronda de acesso ao quadro principal, o alemão conseguiu superar Vitaliy Sachko e agora medirá forças com o jovem promissor gaulês Harold Mayot.

As condições na nave do campos cobertos são do agrado de Fanselow e o serviço e o trabalho com o técnico português foram assuntos de destaque, enaltecendo a mudança de mentalidade para uma disposição mais relaxada e alegre em court, menos focada nas contas do ranking.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share