Arthur Fils, Ricardas Berankis e Joris De Loore completam lote de semifinalistas no Jamor

Sara Falcão/FPT

OEIRAS – Além de Pierre-Hugues Herbert, que ultrapassou Pedro Sousa rumo às primeiras meias-finais desde Março após seis meses de paragem devido a lesão no joelho esquerdo, também seguiram para a discussão do encontro de acesso à final do Indoor Oeiras Open 2 Arthur Fils (252.º do ranking ATP), Ricardas Berankis (185.º) e Joris De Loore (266.º).

Herbert não será nem o único francês, o único antigo top50 (foi mesmo 36.º em singulares, segundo em pares arrecadando os maiores títulos da modalidade) nem o único finalistas de torneios ATP (quatro vezes no seu caso, só em singulares) nas meias-finais no Jamor.

Arthur Fils, jovem gaulês de apenas 18 anos, mas já quarto cabeça de série do torneio, foi o primeiro a garantir acesso ao penúltimo dia de competição, garantindo igualmente a estreia em meias-finais no ATP Challenger Tour, depois de quatro derrotas em quartos de final em 2022. Antigo número três júnior e finalista vencido de Roland-Garros, Fils derrotou o perigoso Maximilian Neuchrist (267.º e finalista do último Maia Open) por esclarecedores 6-3 e 6-1.

No encontro de acesso à final, Fils vai medir forças com outro veterano, este bem mais cotado. Ricardas Berankins (185.º, antigo 50.º) optou por não viajar para o Australian Open para recuperar na hierarquia e após ceder na segunda ronda na primeira semana já conseguiu ir dois passos mais longe. Esta quinta-feira, o duas vezes finalista de torneios ATP superou uma dura batalha face ao croata Dino Prizmic (450.º, ainda número oito júnior e talento que ultrapassou os dois qualifyings no Jamor rumo aos quartos de final) com os parciais de 7-5 e 7-6(6), anulando três set points no primeiro set e vencendo um enorme braço de ferro no segundo parcial depois de ter servido duas vezes para o triunfo.

Já Joris De Loore, campeão no passado domingo do primeiro Indoor Oeiras Open, mantém-se imparável em Oeiras e somou o décimo triunfo consecutivo, derrotando o italiano Lorenzo Giustino (282.º) por 6-2 e 6-4, não enfrentando qualquer break point – só perdeu o serviço quatro vezes em toda a quinzena. Vencedor pela primeira vez de um troféu da categoria e no seguimento de uma subida de 75 no ranking, o belga continuará a lutar pela ‘dobradinha’ frente à maior vedeta do torneio, o francês Pierre-Hugues Herbert.

As meias-finais do Indoor Oeiras Open 2 jogam-se esta sexta-feira a partir das 11 horas na nave dos campos cobertos do Complexo de Ténis do Jamor, às quais se seguem as de pares.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share