Nuno Borges despede-se do Australian Open com um “Grand Slam” e uma página de história

Um ano depois da primeira viagem até Melbourne, Nuno Borges conseguiu finalmente estrear-se no Australian Open. E se o resultado não foi o que desejava (perdeu na primeira ronda com o top 50 Lorenzo Sonego), a participação no torneio permitiu-lhe “carimbar no passaporte” o único Grand Slam no qual ainda não tinha participado.

A pouco mais de um mês de celebrar o 26.º aniversário, o jovem maiato tornou-se no 15.º tenista português a participar nos quatro torneios do Grand Slam pelo menos uma vez, mas apenas no nono (e sétimo homem) a fazê-lo nos quatro quadros principais.

E se em Melbourne se juntou a um restrito grupo de compatriotas que conseguiram marcar presença nos maiores torneios do mundo, Nuno Borges foi mais longe e também escreveu uma página inédita de história para o ténis nacional: foi o primeiro português a completar o “Grand Slam” de quadros principais de singulares nas primeiras quatro participações em torneios desta dimensão.

O percurso do atual número dois nacional começou em maio, quando uma estreia de sonho o viu passar o qualifying de Roland-Garros e chegar à primeira ronda; pouco depois, contou com alguma sorte e foi repescado como lucky loser para o quadro principal de Wimbledon; já em setembro, repetiu e superou a proeza de Paris em Nova Iorque, ao “furar” a fase de qualificação do US Open, onde ainda passou uma ronda do quadro principal; por último, já este ano e pela primeira vez com entrada direta, completou o círculo no Australian Open.

“Por acaso pensei nisso antes do torneio começar, acabei por conseguir participar logo nos quadros principais dos quatro torneios do Grand Slam no meu primeiro ano a jogá-los. É uma estatística que me ajuda a olhar para trás e a ver que as coisas me têm corrido bem e que me deixa orgulhoso do que tenho vindo a fazer. Estes torneios dão-me sempre motivação para continuar a trabalhar e estes 10 dias aqui em Melbourne foram muito esclarecedores para perceber o que tenho de continuar a melhorar de forma a desenvolver-me ao máximo”, reagiu Borges, em declarações ao Raquetc, quando confrontado com os contornos do que acabara de fazer.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share