Ben Shelton prolonga estreia de sonho no Australian Open com apuramento para os quartos de final

Ben Shelton está a aproveitar ao máximo a primeira viagem da sua vida para fora dos Estados Unidos da América e esta segunda-feira apurou-se para os quartos de final de singulares do Australian Open, que é apenas o segundo torneio do Grand Slam em que participa.

O tenista norte-americano de 20 anos, campeão em título do campeonato nacional universitário dos EUA (e que no ano anterior venceu a prova por equipas em conjunto com o português Duarte Vale), recuperou por duas vezes da desvantagem de um set para derrotar o compatriota J. J Wolf em cinco partidas, por 6-7(5), 6-2, 6-7(4), 7-6(4) e 6-2.

Apesar dos contornos e da duração (3h47) do duelo 100% norte-americano, Shelton só enfrentou dois pontos de break e não foi quebrado uma única vez, revelando sempre maior à vontade no “saque” do que o adversário, quatro anos mais velho.

Shelton abraçou o profissionalismo em agosto de 2022, três meses depois de ter conquistado o NCAA Singles Championship no final daquele que foi apenas o seu segundo ano no college. Com um ranking de 573.º no início da época de 2022, o jovem da Universidade da Flórida eliminou Lorenzo Sonego e Casper Ruud no ATP Masters 1000 de Cincinnati, um dos torneios que o levou a tomar a decisão de interromper os estudos e apostar imediatamente na carreira.

O sucesso na prova universitária valeu-lhe um convite para o quadro principal do US Open, onde perdeu um encontro de cinco sets e mais de quatro horas para o português Nuno Borges. Disputou seis finais do ATP Challenger Tour nos últimos seis meses do ano e venceu as últimas três, tornando-se no mais novo de sempre a conquistar três títulos consecutivos. Essa campanha valeu-lhe a estreia no top 100, tudo sem sair dos EUA ao longo dos 19 anos de vida — nem em lazer, nem para competir.

Virtualmente no top 50 do ranking ATP, Ben Shelton poderá enfrentar outro compatriota neste Australian Open, caso Tommy Paul derrote Roberto Bautista Agut.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share