Wu Yibing é o primeiro homem chinês a chegar a uma final ATP

Wu Yibing fez história para o ténis da China ao tornar-se, na madrugada deste domingo, no primeiro homem do país a inscrever o nome na final de singulares de um torneio ATP desde o começo da Era Open, em 1968.

Aos 23 anos, o ex-número um mundial de juniores (atual 97.º classificado no ranking ATP) fê-lo com pompa e circunstância ao assinar a primeira vitória da carreira sobre um jogador do top 10 mundial: 6-7(3), 7-5 e 6-4 foram os parciais que lhe permitiram derrotar o cabeça de cartaz Taylor Fritz (oitavo classificado) após um encontro muito equilibrado em Dallas, nos EUA.

Com um ténis muito completo, capaz de resistir desde a linha de fundo mas também de partir para a ofensiva mesmo frente a adversários com muito poder de fogo, Yibing terminou o encontro com 34 winners e a receber vários aplausos do público, que apesar de ter assistido à eliminação do “seu” favorito reconheceu as qualidades do homem chinês.

Apurado para a final de um torneio ATP pela primeira vez na carreira, o tenista de Hangzhou (uma cidade com 10 milhões de habitantes a cerca de 200km de Xangai) terá pela frente outro jogador norte-americano: John Isner, que aos 37 anos carimbou o apuramento para a 31.ª final de singulares da carreira, 27.ª só nos EUA.

Um dia depois de se ter tornado no primeiro jogador da história a vencer 500 tie-breaks, Isner “disparou” 31 ases e venceu mais um “tira-teimas” para afastar o compatriota J. J. Wolf por 3-6, 7-5 e 7-6(4).

Se Wu Yibing, que com esta campanha já tem garantida a ascenção a número um chinês, estará à procura do primeiro título, para John Isner a final deste domingo será uma oportunidade de erguer o 17.º troféu de campeão da carreira.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share