Nuno Borges brilha em Monterrey e conquista o título mais importante da carreira

Este domingo foi dia de festa para o português Nuno Borges (103.º classificado na hierarquia mundial), que do outro lado do Oceano Atlântico sagrou-se campeão do Challenger 125 de Monterrey, no México, e assim garantiu não só a conquista do título mais importante da carreira, como a melhor classificação de sempre no ranking ATP a partir de segunda-feira.

A última das cinco vitórias que compuseram a campanha memorável em terras mexicanas foi assinada com os parciais de 6-4 e 7-6(6) contra o croata Borna Gojo (160.º), um adversário que conhece desde os tempos em que estudou e competiu nos Estados Unidos da América.

Tal como nas ocasiões anteriores, Borges não deixou escapar qualquer set. E à semelhança do que já tinha acontecido nos quartos de final e nas meias-finais voltou a resistir a um braço de ferro equilibrado, desta vez anulando dois set points (o segundo com uma dupla falta do adversário) no tie-break da segunda partida.

Muito à vontade nas condições do torneio mexicano, jogado em altitude (cerca de 540 metros) e com uma superfície bastante rápida, deixou bem evidente a bagagem que ganhou nos quatro anos que dedicou ao college e lutou de igual para igual com um adversário que também se dá bem em encontros com estas características.

Com 91% de pontos ganhos no primeiro serviço (contra 82% de Gojo) e 50% no segundo (o croata só conseguiu 39%), o melhor tenista português da atualidade “disparou” oito ases e não cedeu o serviço numa única ocasião — aliás, só foi quebrado uma vez em todo o torneio.

O título em Monterrey traduz-se no terceiro da carreira para Nuno Borges em torneios do ATP Challenger Tour, mas primeiro na categoria 125 — uma conquista que iguala os feitos de Rui Machado em Szczecin 2011 e de Pedro Sousa em Pullach 2018 e que em importância no universo do ténis masculino nacional em singulares surge logo atrás dos quatro troféus conquistados por João Sousa em torneios ATP.

Em termos de ranking, a vitória na localidade mexicana também terá repercussões significativas, dado que a partir de segunda-feira o tenista da Maia será o número 85 mundial. Este registo fará com que supere o 91.º lugar alcançado em novembro de 2022 e se torne no quinto homem português com melhor ranking de sempre em singulares.

Apesar dos motivos para celebrar serem vários, Nuno Borges não terá tempo para o fazer: já a partir de segunda-feira terá um novo desafio e será nada mais, nada menos do que a primeira participação da carreira num ATP 500, em Acapulco.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share