De olhos postos na manutenção, Neuza Silva destaca “futuro promissor” das estreantes na BJK Cup

A capitã Neuza Silva chamou duas novas jogadoras para o Grupo II da Zona Europa-África da Billie Jean King Cup (antiga Fed Cup) que a Federação Portuguesa de Ténis vai organizar nos courts de terra batida do Complexo de Ténis do Jamor, em Oeiras, entre os dias 10 e 15 de abril e destacou a “renovação” que tem promovido e o “futuro promissor” das jovens Maria Garcia e Angelina Voloshchuk.

Tenho vindo a chamar jogadoras jovens desde que entrei na equipa. Comecei pela Francisca Jorge, que jogou com 16 anos, depois a Maria Inês Fonte e a Matilde Jorge, ambas com 15 anos. Já é habitual ir renovando a equipa com jovens promissoras, com talento, e está na altura de a Maria e a Angelina começarem a ter a experiência de estarem numa equipa sénior e rodeadas de tudo o que envolve uma competição como esta”, explicou Neuza Silva, que enquanto jogadora representou Portugal em 23 eliminatórias da Billie Jean King Cup by Gainbridge.

“São duas jovens que conheço desde os sub 10 e que fui acompanhando de perto”, acrescentou a capitã portuguesa sobre duas jogadoras a que atribui “boas características” e um “futuro promissor”.

“Gosto muito destes duas miúdas. Dei-lhes a notícia por telefone e a Maria quase começou a chorar, não estava à espera. Não sei se a Angelina já estava um bocadinho à espera, mas também ficou bastante feliz”, acrescentou a capitã de Portugal, que para além das duas estreantes também chamou as “repetentes” Francisca Jorge (298.ª classificada no ranking WTA), Matilde Jorge (627.ª) e Inês Murta (663.ª).

“Sei que elas vão ser bem recebidas pelas jogadoras mais velhas e que vão integrar-se lindamente. Já há uma relação de muitos anos e sei o que é que preciso de fazer para as motivar e deixá-las à vontade no grupo”, acrescentou a ex-número 133 mundial.

Para além de Portugal, estarão no Jamor as seleções da Grécia (que poderá chamar Maria Sakkari), da Estónia (Kaia Kanepi e Anett Kontaveit são hipóteses), Argélia, Bósnia e Herzegovina, Geórgia, Irlanda, Israel, Kosovo, Lituânia, Malta e África do Sul.

Assim, o objetivo da comitiva lusa passará por “lutar pela manutenção” neste Grupo II da Zona Europa-África da Billie Jean King Cup ao qual regressou em julho de 2022 com uma vitória por 2-1 sobre a Macedónia do Norte, que jogou em casa, na final do play-off de promoção da divisão inferior.

Para isso, a equipa liderada por Neuza Silva contará com o “fator casa” a seu favor, algo que agrada à ex-número 133 mundial: “Jogar em Portugal e no Jamor é motivante. É onde nos sentimos bem e onde temos o nosso público. Sabemos a energia que dá, não podemos é sentirmo-nos diminuídas por estarmos em casa. Temos de crescer e com união tornarmo-nos mais fortes. Vamos ter alguns dias de preparação e de estágio para as metermos a par do que pode acontecer e estamos todas muito motivadas.”

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share