Portugal 2-1 Grécia: Liderança da Pool A assegurada com vitória no par decisivo

Sara Falcão/FPT

OEIRAS – A precisar de vencer a eliminatória para garantir o primeiro lugar na Pool A do Grupo II da zona Europa/África da Billie Jean King Cup, Portugal deu a volta à favorita Grécia, seleção primeira cabeça de série, e selou o triunfo no par decisivo composto por Francisca Jorge e Matilde Jorge, que superou Valentini Grammatikopoulou e Martha Matoula por 6-2 e 6-4.

Depois da derrota de Matilde Jorge na abertura do confronto luso-grego e da igualdade imposta pela irmã mais velha num duelo de grande qualidade, a liderança da Pool A foi decidida no par. E chegados ao ‘mata-mata’, o desfecho não destoou dos restantes da semana e as vimaranenses arrecadaram o quarto sucesso e confirmaram a superioridade que têm vindo a demonstrar no último ano – são já 11 títulos ITF em conjunto, três nesta temporada.

Portugal termina, assim, na liderança e vai lutar pela subida ao Grupo I frente à seleção da Geórgia, que, num confronto na Pool B com contornos semelhantes ao da equipa nacional, saiu derrotada frente à Estónia por 3-0. Anett Kontaveit, número dois mundial em Setembro, agora 69.ª, foi poupada pelo capitão para as decisões deste sábado.

A Estónia medirá, deste modo, forças com a congénere grega, definitivamente sem a grande estrela Maria Sakkari. A atual nove do ranking WTA (top 10 desde Setembro de 2021) tem estado adoentada e não conseguiu ajudar a seleção do seu país durante toda a competição, optando por abandonar Lisboa na manhã desta sexta-feira.

As eliminatórias decisivas entre Portugal e Geórgia e Estónia e Grécia vão decorrer a partir das 11 horas deste sábado. Quem vencer ascende ao Grupo I, os derrotados permanecem no Grupo II da zona Europa/África.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share