Pedro Sousa e Henrique Rocha enfrentam-se na primeira ronda do Oeiras Open 125 que tem 12 portugueses

Millennium Estoril Open

Os portugueses Pedro Sousa (atual 454.º classificado no ranking ATP) e Henrique Rocha (547.º) vão medir forças na primeira ronda do Oeiras Open 125, torneio do ATP Challenger Tour que começa este domingo no Complexo de Ténis do Jamor e que tem um total de 11 portugueses em prova nos quadros individuais — sete no quadro principal e cinco no qualifying.

Na reta final da carreira, Pedro Sousa já disse que vai “pendurar as raquetas” no Jamor, mas não especificou se o fará neste torneio ou no seguinte, que a Federação Portuguesa de Ténis organiza na terceira semana de maio no mesmo local. O encontro com Henrique Rocha será um choque de gerações entre dois jogadores que receberam wild cards e que se conhecem bem, pois foram colegas de treino no Centro de Alto Rendimento, e que têm uma diferença de idades de quase 16 anos.

Os restantes jogadores “da casa” terão adversários estrangeiros: João Sousa (146.º), o único entre os cabeças de série (é o quinto), vai enfrentar o canadiano Steven Diez (269.º) na ronda de estreia, que assinala o seu regresso a um torneio Challenger em solo português pela primeira vez desde que venceu em Guimarães no verão de 2013.

Frederico Silva (221.º) terá como adversário o italiano Andrea Vavassori (176.º e oitavo pré-designado), João Domingues (291.º) — que entrou como alternate — terá pela frente o australiano James McCabe (280.º) e Gastão Elias (318.º), que chegou ao Jamor na sequência de uma rotura muscular que o forçou a desistir em plena final do Challenger de Girona, vai medir forças com o francês Manuel Guinard (254.º).

O jogador da Lourinhã tem uma série de 15 vitórias e três títulos Challenger consecutivos no Court Central do Complexo de Ténis do Jamor.

A comitiva portuguesa já garantida no quadro principal do Oeiras Open 125 ficou completa com o nome de Duarte Vale. No dia em que inscreveu o nome na final do ITF de 15.000 dólares de Monastir, na Tunísia, o jovem português de 24 anos (atualmente na 558.ª posição da tabela ATP) recebeu o terceiro e último convite e ficou a saber que o regresso ao circuito Challenger se dará com Juan Manuel Cerúndolo.

O argentino de 21 anos ocupa o 123.º lugar do ranking mundial, defende o estatuto de quarto cabeça de série e já tem um título ATP no currículo, conquistado na terra batida de Córdoba, perante os seus compatriotas, na Golden Swing de 2021.

Oeiras-Open-125-2023-quadro-principal

Já na fase de qualificação, que arranca às 10 horas de domingo, irão a jogo cinco tenistas lusos: Jaime Faria (598.º), que entrou como alternate, e os wild cards Pedro Araújo (749.º), Fábio Coelho (1007.º), Tiago Pereira (1370.º) e Tiago Boschmans, jovem de 17 anos que vai estrear-se em torneios do circuito Challenger.

Oeiras-Open-125-2023-qualifying

Jaime Faria disputará a primeira ronda contra Sebastian Fanselow (344.º), tenista alemão que vive em Portugal há vários anos e é acompanhado pelo treinador Manuel Costa Matos; Pedro Araújo terá como adversário inaugural o russo Evgeny Karlovskiy (372.º); Fábio Coelho medirá forças com o alemão Rudolf Molleker (307.º), ex-número um mundial de juniores; Tiago Pereira enfrentará o ex-top 70 ATP Kenny De Schepper (atual 368.º), que o eliminou na primeira ronda do qualifying do Indoor Oeiras Open 2 em janeiro (o torneio que assinalou a sua estreia em Challengers); e Tiago Boschmans disputará o primeiro encontro da carreira a este nível com o russo Andrey Chepelev (407.º).

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share