Portugal derrota Geórgia e garante a subida de divisão na Billie Jean King Cup

Beatriz Ruivo/FPT

OEIRAS — A seleção feminina de Portugal garantiu, este sábado, a promoção ao Grupo I da Zona Europa-África da Billie Jean King Cup em 2024 ao assinar a quinta vitória da semana no Complexo de Ténis do Jamor, em Oeiras.

Depois do triunfo de Inês Murta, que abriu o confronto entre Portugal e Geórgia, a número um nacional, Francisca Jorge (314.ª classificada no ranking WTA), impôs-se a Ekaterine Gorgodze (295.ª) pelos parciais de 7-5 e 6-3 e obteve o ponto necessário para confirmar a subida de divisão para a equipa das quinas.

A jogar perante um Court Central muito preenchido, a melhor tenista portuguesa da atualidade entrou nervosa e acusou a ocasião durante os oito primeiros jogos, mas a partir do 3-5 na primeira partida conseguiu atirar as emoções para trás das costas e começou a construir a recuperação.

Com muita profundidade, variações na altura da bola e várias deslocações perante uma adversária com poder de fogo e soluções, mas que ficou mais desconfortável quando passou a ser obrigada a deslocar-se, Francisca Jorge celebrou a quarta vitória em cinco encontros de singulares disputados este ano — e a oitava da semana se a estas se juntarem as quatro em pares ao lado da irmã Matilde Jorge.

A semana perfeita no Jamor permitiu à seleção nacional feminina superar o objetivo inicial da manutenção e garantir o regresso ao Grupo I da Zona Europa-África da Billie Jean King Cup pela primeira vez desde 2018. O mesmo caminho foi seguido pela seleção da Grécia, que um dia depois de cair perante a equipa da casa — e novamente sem Maria Sakkari, já fora do nosso país — surpreendeu a Estónia de Anett Kontaveit e ficou com a outra vaga de apuramento.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share