Um ‘brilharete’ e um feito inédito para a seleção nacional feminina na Billie Jean King Cup

Beatriz Ruivo/FPT

OEIRAS — Uma semana, cinco vitórias e um feito inédito: a seleção nacional feminina brilhou no Jamor e pela primeira vez na história conquistou duas subidas de divisão consecutivas na Billie Jean King Cup (antiga Fed Cup).

Quase um ano depois de ter completado uma semana de superação na Macedónia do Norte, Portugal jogou pela primeira vez em casa desde 2010 e fez ainda melhor: vitórias sobre Israel (3-0), Malta (2-1), Bósnia-Herzegovina (2-1) e Grécia (2-1) na fase de grupos e Geórgia (2-0) no play-off de promoção permitiram à equipa liderada pela capitã Neuza Silva selar uma campanha de sonho.

Se as quatro vitórias de 2022 em Escópia (a capital macedónia) apuraram a seleção nacional feminina para o Grupo II da Zona Europa-África, os cinco triunfos de 2023 em Oeiras devolveram o conjunto formado por Francisca Jorge, Matilde Jorge, Inês Murta, Maria Garcia e Angelina Voloshchuk ao Grupo I da Zona Europa-África da Billie Jean King Cup pela primeira vez desde 2018.

E mais: a campanha assinada no Jamor traduziu-se ainda na terceira vez na história em que Portugal venceu cinco confrontos numa só semana, repetindo os sucessos de 1995, em Nairóbi (Quénia), e 1997, em Manavgat (Turquia).

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share