Nigina Abduraimova vence Francisca Jorge e conquista o Oeiras CETO Open

Beatriz Ruivo/FPT

OEIRAS — A uzbeque Nigina Abduraimova (184.ª classificada no ranking WTA) impediu a semana pefeita de Francisca Jorge (314.ª) no Clube Escola de Ténis de Oeiras ao derrotar a melhor tenista portuguesa da atualidade para vencer o Oeiras CETO Open, torneio de 60.000 dólares no qual ambas procuravam o maior título das respetivas carreiras.

Mais experiente, a quinta cabeça de série resistiu à investida inicial da tenista da casa — e também ao forte vento que atrapalhou as condições de jogo — e deu a volta à final para triunfar por 1-6, 6-4 e 6-3 após 2h11.

Com as bancadas do Clube Escola de Ténis de Oeiras bem compostas para a oitava e mais importante final individual, Francisca Jorge teve uma entrada fulminante: muito agressiva, a vimaranense de apenas 23 anos conseguiu ’empurrar’ a adversária, cinco anos mais velha, bem para trás da linha de fundo e aproveitar o espaço ganho para a forçar a muitas deslocações.

O Plano A da jogadora do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis foi executado na perfeição durante a partida inaugural, mas a segunda ditou uma mudança no rumo dos acontecimentos: com muitas finais nas pernas (a deste domingo foi a 24.ª da carreira) e mais habituada a este nível (chegou a ser 144.ª do ranking em setembro de 2014), Abduraimova foi paciente, não desesperou com a superioridade da tenista ‘da casa’ e reagiu bem ao processo de recuperação.

Com um serviço rápido e muita potência nas duas bancadas do fundo do court, arriscou mais, apontou por muitas vezes às linhas laterais e com um ténis agressivo começou a criar dificuldades a Jorge. Apesar de nunca ter dado a final por perdida, a jogadora de Guimarães baixou o rendimento na pancada de serviço, começou a perder mais pontos na primeira bola e abriu algum espaço a que a oponente do Uzbequistão retaliasse a partir dos jogos de resposta, muito importantes num dia em que também o primeiro serviço de Abduraimova esteve longe do melhor rendimento.

Quebrada em primeiro lugar no parcial decisivo, a portuguesa teve de correr atrás do prejuízo e, apesar de ainda ter devolvido de forma imediata as primeiras duas quebras, não conseguiu repetir a fórmula quando estava obrigada a fazê-lo para não perder o encontro.

Vice-campeã no CETO, onde disputou a quarta final mais importante da história do ténis feminino português (só superada por Michelle Larcher de Brito e Maria João Koehler), Francisca Jorge tem motivos para concluir a campanha satisfeita, dado que as quatro vitórias somadas neste ITF de 60.000 dólares vão ajudá-la a estabelecer o melhor ranking da carreira dentro de sensivelmente uma semana — ficará próxima do top 280.

Nigina Abduraimova, a jogadora nascida em Tasquente ergueu na terra batida portuguesa o 13.º e mais importante troféu da carreira, dado tratar-se do primeiro numa prova desta dimensão. Também ela subirá na hierarquia (para o top 180), mas de forma menos significativa pois tinha pontos a defender nesta mesma semana.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share