Federação de Ténis do Kosovo exige que Novak Djokovic seja multado em Roland-Garros

A Federação de Ténis do Kosovo anunciou ter efetuado um pedido oficial à ITF, à ATP e à Federação Francesa de Ténis para que Novak Djokovic seja multado na sequência da mensagem política que escreveu a favor da reintegração do Kosovo na Sérvia depois de ultrapassar a primeira ronda em Roland-Garros na segunda-feira.

De acordo com os britânicos do Independent, o presidente da federação kosovar, Jeton Hadergjonaj, explicou que a entidade que preside não pode ficar indiferente à mensagem “O Kosovo é o coração da Sérvia” deixada pelo tenista de Belgrado: “Não é a primeira vez que ele faz isto, está constantemente a provocar o Kosovo. É compreensível que ele tenha uma ligação à região Norte do Kosovo, mas somos um país independente reconhecido pela Federação Internacional de Ténis, pela Tennis Europe e pela comunidade internacional.”

“Ele ataca-nos constantemente de cada vez que tem oportunidade para o fazer. Há um mês, num jogo de basquetebol em Belgrado, todas as pessoas no estádio cantaram ‘Kosovo é da Sérvia’. Ele não gritou, mas fez os sinais de mãos que suportam esse movimento. Esse momento não foi tão público [quanto este], mas também reagi e este em Roland-Garros foi muito mediático. Temos de reagir e já enviámos um pedido oficial para que Djokovic seja multado”, acrescentou o dirigente.

A mensagem de teor político foi escrita por Djokovic numa altura em que a Sérvia volta a contestar a independência do Kosovo que foi proclamada em 2008 e é reconhecida por cerca de 100 países, entre os quais Estados Unidos da América, França, Alemanha, Grã-Bretanha e Itália.

O conflito de vários anos entre o Kosovo e a Sérvia recuperou tensão nos últimos dias na sequência de eleições para governos autónomos realizadas em quatro municípios do norte do Kosovo em que a população é maioritariamente sérvia. Um boicote em larga escala por parte desta comunidade fez com que apenas 3,47% dos eleitores — a vasta maioria albaneses — comparecesse nas urnas. O resultado foi favorável ao Kosovo, mas a fraca adesão às eleições levou os sérvios estabelecidos na região a contestarem a credibilidade da votação sem aceitarem a tomada de posse.

A escalada de tensão resultou em conflitos armados em que as patrulhas da missão civil da UE no Kosovo (EULEX) foram vítimas de ataques e, entretanto, o presidente sérvio colocou o seu exército em alerta de combate e ordenou o envio de soldados para a fronteira kosovar.

Depois de escrever a mensagem política a favor da reintegração do Kosovo na Sérvia, Djokovic explicou à imprensa do seu país os motivos da sua ação: “O Kosovo é o nosso berço, a nossa fortaleza, o centro das coisas mais importantes para o nosso país.”

“Não sou um político e não tenho qualquer intenção de entrar em debates políticos porque este é um assunto muito sensível”, acrescentou. “É claro que enquanto sérvio me magoa muito ver o que está a acontecer no Kosovo e a forma como o nosso povo foi praticamente expulso de edifícios municipais, por isso isto era o mínimo que eu podia fazer. Como figura pública, mas também como filho de um homem que nasceu no Kosovo sinto uma responsabilidade adicional em expressar o meu apoio às pessoas da Sérvia como um todo.”

Apesar de serem raras as ocasiões em que Novak Djokovic se expressa em relação à situação no Kosovo, esta não foi a primeira vez: em 2008, pouco depois de ter vencido o Australian Open pela primeira vez, gravou uma mensagem vídeo para uma manifestação em Belgrado com a mensagem “o Kosovo é da Sérvia”.

Já este ano, numa entrevista ao Corriere Della Sera depois do escalar de tensão entre os dois países, afirmou que pretende voltar ao Kosovo num futuro próximo e batizar lá os seus filhos. A esta mensagem, o Ministro do Desporto do Kosovo respondeu com quatro palavras: “No-vax, no entry.” Ou seja, “não vacinado, não entras.”

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share