Angelina Voloshchuk estreia-se no ranking WTA em semana de novo máximo para Francisca Jorge

A jovem portuguesa Angelina Voloshchuk estreou-se no ranking WTA esta segunda-feira, o mesmo dia em que a número um nacional, Francisca Jorge, reforçou esse estatuto com a definição de um novo máximo de carreira dentro do top 300.

Ao contrário do que o Raquetc noticiou inicialmente, a estreia de Voloshchuk na hierarquia mundial feminina deu-se já esta segunda-feira, como número 1335 mundial, e não apenas na próxima. Isto porque antes de ter pontuado — e de que maneira — ao atingir as meias-finais do Setúbal Ladies Open a jovem de 16 anos tinha acabado de participar num terceiro torneio pontuável.

Assim, o ranking desta segunda-feira reflete os três pontos que Angelina Voloshchuk somou ao participar nos quadros principais dos ITF de 40.000 dólares do Porto, 60.000 dólares de Oeiras e, mais recentemente, 40.000 dólares de Montemor-o-Novo, categorias onde a presença na primeira ronda significa automaticamente a conquista de um ponto — as regras do circuito feminino ditam que as tenistas têm de pontuar em pelo menos três torneios ou somar pelo menos 10 pontos num único evento para entrarem no ranking WTA.

Porque os pontos conquistados nos torneios de 15.000 e 25.000 dólares só são contabilizados na segunda semana após a realização dos mesmos, será na próxima semana que a histórica campanha da tenista de 16 anos terá reflexo no ranking, com Voloshchuk a ter uma subida projetada de mais de 400 posições para um lugar a rondar o top 900.

O nome de Angelina Voloshchuk passou a ser o sétimo de uma tenista portuguesa a constar na lista do circuito feminino. Francisca Jorge continua a ser a número um nacional e esta segunda-feira reforçou o estatuto com um ganho de sete posições até ao 279.º lugar, a melhor classificação da carreira.

Depois surge a irmã mais nova da vimaranense, Matilde Jorge (672.ª), que até a derrotou em Setúbal e após esta subida de 53 degraus terá outra de aproximadamente 40 na próxima semana, o que a deixará muito próxima da melhor classificação da carreira (629.ª) alcançada há sensivelmente um mês.

A representação portuguesa no ranking WTA fica completa com os nomes de Inês Murta (827.ª), Sara Lança (1048.ª), Ana Filipa Santos (1074.ª) e Maria Garcia (1309.ª).

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share