Tomás Vilaça e Beatriz Castro iniciam Campeonato Nacional de Sub 14 com vitórias folgadas

José Rasquinho

Tomás Vilaça e Beatriz Castro, os primeiros cabeças de série dos quadros principais de singulares masculino e feminino, entraram com vitórias e apuraram-se para os oitavos de final do Campeonato Nacional de Sub 14. O torneio acontece no Clube de Ténis de Setúbal entre os dias 23 e 29 de julho.

Em busca do primeiro título de campeão nacional, Tomás Vilaça (144.º classificado no ranking da Tennis Europe) não perdeu tempo e derrotou Gaspar Correia Freire por 6-1 e 6-2.

O próximo adversário do jogador do Clube de Campo Quinta da Moura será Tiago Ritto, que um dia depois de superar o qualifying levou a melhor contra Tomás Saraiva graças aos parciais de 6-4 e 6-1.

Na metade oposta do quadro, Lourenço Costa (líder do ranking nacional) também confirmou o favoritismo: o tenista da Escola de Ténis Jaime Caldeira aplicou os parciais de 6-1 e 6-3 a Afonso Coutinho e assim agendou encontro com Santiago Vasco, que venceu João Pedro Carvalho por 6-0 e 6-1.

Tomás Tocha (terceiro pré-designado), Gonçalo Pereira (quinto), Diogo Ordonho (sexto) e Duarte Sanches (sétimo) foram os outros cabeças de série que avançaram para a segunda eliminatória, enquanto Bernardo Severino (quarto) e Tomás Silveira (oitavo) ficaram pelo caminho ao sofrerem derrotas perante Vicente Pimenta, com 6-4 e 6-4, e Salvador Almeida, por 6-1 e 6-2.

No quadro feminino, Beatriz Castro também iniciou da melhor forma o ataque ao título de campeã nacional ao vencer Sofia Pisco por 6-1 e 6-2.

Primeira cabeça de série fruto do 138.º posto no ranking internacional, a jogadora do Clube de Ténis de Coimbra agendou encontro nos oitavos de final com Sofia Skrypnichenko, que afastou Matilde Oliveira por 6-4 e 6-3.

Gabriela Amorim, vencedora do Campeonato Nacional de Sub 12 em 2021 e pré-designada no escalão acima dois anos depois, também teve uma entrada autoritária na prova ao superar Clara Coimbra Mártires por 6-2 e 6-2.

Assim, a representante do Clube de Ténis do Jamor juntou-se a Laura Salvado, que abriu a campanha com um resultado de 6-2 e 6-1 perante Beatriz Ruivo.

Todas as cabeças de série resistiram à eliminatória inaugural, pois tal como Castro e Amorim também Matilde Novais, Maria Carneiro, Sofia Pereira de Nóbrega, Mariana Cunha, Mariana França e Sofia Almeida assinaram triunfos no decorrer desta terça-feira.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share