Aryna Sabalenka será a 29.ª mulher da história a liderar o ranking WTA

O dia 11 de setembro de 2023 será inesquecível para Aryna Sabalenka, que na madrugada desta segunda-feira recebeu a confirmação de que passará a ser a nova líder do ranking WTA quando o US Open terminar.

A tenista bielorrussa já tinha ameaçado a liderança de Iga Swiatek várias vezes e viu confirmada a mudança no trono do circuito mundial feminino na sequência da derrota da polaca, que não conseguiu defender o título em Flushing Meadows e foi travada na quarta ronda ao perder pela quarta vez consecutiva com Jelena Ostapenko.

Aos 25 anos, Sabalenka será a 29.ª mulher da história a subir ao primeiro lugar do ranking WTA e apenas a oitava a liderar as hierarquias de singulares e pares (fê-lo em fevereiro de 2021) ao longo da carreira.

2023 tem sido o verdadeiro ano de sucesso para a tenista bielorrussa, que já conquistou três títulos: um WTA 500 em Adelaide, um WTA 1000 em Madrid e acima de tudo o primeiro num Grand Slam ao vencer o Australian Open. Além destes troféus, também adicionou à galeria os de vice-campeã no WTA 1000 de Indian Wells e no WTA 500 de Estugarda, tendo ainda alcançado as meias-finais em Roland-Garros e em Wimbledon.

Iga Swiatek passou 75 semanas consecutivas no topo da hierarquia mundial feminina desde que alcançou o estatuto em abril de 2022, na sequência da retirada de Ashleigh Barty. Só Martina Hingis (80 semanas) e Steffi Graf (186 semanas) passaram mais tempo no topo na primeira vez em que foram número um.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share