Djokovic bate Shelton com exibição de alto nível e alcança final do US Open pela 10.ª vez na carreira

O regresso de Novak Djokovic a Nova Iorque está a roçar a perfeição e foi sem contratempos que o sérvio assegurou na noite desta sexta-feira a primeira vaga disponível para a final do US Open. Em busca de um quarto título em Flushing Meadows — que também se poderá traduzir no 24.º a nível do Grand Slam —, o futuro número um mundial traçou uma exibição robusta e não deu muito espaço ao norte-americano Ben Shelton (47.º).

Determinado a encerrar a missão o mais depressa possível de modo a reter fôlego para o próximo domingo, Djokovic não encontrou grande resistência pela frente e ao fim de duas horas e meia o desfecho da partida já era conhecido no Arthur Ashe Stadium: ainda vacilou por várias ocasiões na fase final, mas os esclarecedores parciais de 6-3, 6-2 e 7-6(4) colocaram Djokovic pela décima vez na carreira na final do US Open.

De pé bem assente no acelerador, Djokovic viu caminho aberto para se aventurar na liderança dos acontecimentos e bastou-lhe um único break para fazer a diferença num primeiro parcial conquistado apenas à quinta tentativa. O jogador dos Balcãs voltou a investir num segundo set de sentido único e, dessa feita, assinou dois breaks seguidos que fortaleceram o fosso.

Uma nova passagem para a frente ao vencer no primeiro jogo de serviço de Shelton fazia prever um terceiro capítulo igualmente sem motivos para fazer soar os alarmes, mas Djokovic voltou a registar algumas falhas quando menos poderia errar e comprometeu a vitória em três sets. Ainda assim, tudo não lhe passou de um susto e foi no tie-break que anulou por completo a esperança do público da casa.

O historial de Novak Djokovic nos quatro eventos Majors desta temporada é digno de registo e muito próximo da plenitude e esta torna-se a terceira ocasião em que o campeoníssimo de Belgrado não falhou nenhuma das grandes decisões dos Grand Slams. Depois dos títulos no Australian Open e em Roland-Garros, e de ter saído como finalista vencido de Wimbledon, terá este domingo mais uma oportunidade de reforçar o estatuto de um dos melhores da história.

Ainda não sabe com quem Djokovic batalhará na final do US Open, mas a reedição da final do All England Club está mais próxima de se concretizar: se o segundo cabeça de série se encarregou de abrir o caminho, resta que o principal cabeça de série Carlos Alcaraz consiga um resultado igualmente positivo frente ao russo Daniil Medvedev — também ele ex-campeão da prova —, na segunda meia-final marcada para esta sexta-feira.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share