Oriol Roca Batalla conquista o título mais importante da carreira no Braga Open

Sebastião Guimarães/FPT

BRAGA — Aos 30 anos, o espanhol Oriol Roca Batalla (número 267 do ranking mundial) conquistou, este domingo, o título mais importante da carreira ao sagrar-se campeão da quinta edição do Braga Open com uma vitória frente ao croata Duje Ajdukovic (199.º) pelos parciais de 4-6, 6-1 e 6-1.

A disputar o sétimo encontro de singulares de uma semana que começou no qualifying (aos quais juntou mais três na variante de pares), o jogador de Barcelona não deu sinais de desgaste físico e, pelo contrário, foi quem reagiu melhor depois de um primeiro set muito bem disputado de parte a parte, mas que caiu para o lado oposto.

Ajdukovic entrou no duelo a praticar um ténis muito agressivo, apoiado na esquerda reta que o adversário tanto elogiara na véspera, e fez uma declaração de intenções ao vencer os três jogos inaugurais e mais tarde a primeira partida. Mas o bom arranque só adiou a entrada em jogo do seu pior inimigo: a falta de capacidade anímica para se manter estável e concentrado.

Depois de uma pausa para ir ao balneário, Roca Batalla regressou ao court renovado, muito concentrado e pronto para a luta. Se na segunda partida Ajdukovic ainda reagiu ao break sofrido logo no primeiro jogo, a segunda quebra de serviço entrou na cabeça do croata, que entrou em monólogos e perdeu a concentração que lhe permitira adiantar-se.

A partir daí, foi Roca Batalla quem teve o controlo total do encontro. Apesar de possuir menos soluções para desequilibrar, o espanhol já tinha detetado os padrões de jogo repetitivos do adversário, manteve-se impávido e sereno, procurou prolongar os pontos e levou-o ao desespero — de serviços por baixo a manifestações de desagrado, o jovem das Balcãs deixou de lhe fazer frente e viu escapar a hipótese de conquistar o segundo título Challenger.

Se há uma semana chegou a Braga sem expetativas maiores, agora Oriol Roca Batalla sairá da cidade dos arcebispos com o título mais importante da carreira e uma subida de 60 lugares até ao 207.º, próximo do regresso ao top 200 e do melhor ranking que atingiu (193.º), em agosto de 2015.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share